10 anos do Restaurante Universitário

10 anos do Restaurante Universitário

No dia 25 de abril de 2019, o Restaurante Universitário da UFRJ (RU) comemorou seus 10 anos de funcionamento. O evento contou com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6 UFRJ), da diretora e membros do corpo social do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC UFRJ) e do corpo técnico do Sistema de Alimentação (SIA UFRJ), além de representantes da empresa tercerizada responsável pela prestação de serviços de alimentação e nutrição, estudantes, estagiários e funcionários do RU.

O Sistema de Alimentação da UFRJ, é composto pelo RU central e suas unidades satélites localizadas nos diferentes campi e Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) das instituições de ensino da UFRJ e o Alojamento Estudantil. Sendo um modelo pioneiro, o SIA da UFRJ não só brinda um serviço essencial para a comunidade universitária, senão que também se constitui como um espaço para o desenvolvimento de atividades transdisciplinares no tripé ensino, pesquisa e extensão. Desta maneira, os princípios do SIA visam a articular a prestação de um serviço de alimentação acessível, seguro, sustentável e de qualidade com objetivos de excelência acadêmico-formativa para diversidade de projetos e áreas de conhecimento.

Atualmente o SIA conta com 8 unidades e, em seu conjunto, fornece aproximadamente 200 mil refeições mensais à comunidade universitária.

Cleide Lúcia Marques Theodoro

Superintendente-Geral PR-6 UFRJ

Avany Pereira Fernandes

Diretora INJC UFRJ

Renata Machado

Coordenadora Geral SIA UFRJ

A HISTÓRIA DO SIA UFRJ

Após 16 anos sem Restaurantes Universitários nos Campi da UFRJ, em 2004 foi apresentada pelo INJC a proposta de reativação do Sistema de Alimentação. Esta iniciativa aconteceu no marco do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) política pública que forneceu o financiamento do projeto e das obras necessárias para a reativação do sistema. Tal proposta foi aprovada no ano de 2006 pelo Conselho Universitário (CONSUNI), sendo este o marco legal para dar início ao plano projetado que vinculou o trabalho conjunto de profissionais de diferentes áreas (engenharia, arquitetura, nutrição, administração, dentre outras).

Em agosto de 2008, se inaugura o primeiro Refeitório Satélite na Faculdade de Letras, oferecendo 500 refeições. Um ano depois (2009), se inaugura o RU Central.

Inauguração Refeitório Satélite. Letras, 2008.
Fotos: acervo INJC.
Restaurante Universitário Central.
Foto: Marco Fernandes- UFRJ/CoordCOM e acervo UFRJ.

O PAPEL DO INJC

O INJC foi uma das unidades da UFRJ que participou ativamente no desenho e implementação do projeto do SIA. A expertise e engajamento do Instituto na área de nutrição e alimentação coletiva foram fundamentais para conceber o restaurante universitário, integrante do SIA – UFRJ como um espaço legítimo para o desenvolvimento de atividades acadêmico-formativas multi e trans-disciplinares. Isto permitiu que, ao longo de sua trajetória, o SIA possa ter abrigado variedade de projetos de todas as áreas de conhecimento, desde as exatas até as aplicadas e sociais. Desta maneira, a qualidade técnico-científica dos/as docentes, funcionários/as e estudantes que participaram do projeto permitiu a implantação de um sistema inovador e diferenciado que planejou desde a estrutura física até o modelo de administração, organização e avaliação do serviço, tendo sempre como diretriz sua vinculação com os princípios acadêmicos, servindo de modelo para implantação de restaurantes universitários de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e de serviços terceirizados de alimentação e nutrição.

Capa livro Contratação de serviços Terceirizados 2014
Capa, Livro: Contratação de Serviços Tercerizados
de Alimentação e Nutrição, 2014.
Foto: acervo INJC.

O protagonismo do INJC na concepção e implantação do SIA trouxe desdobramentos para o campo da produção científica. Por meio de publicações e apresentações em eventos acadêmicos o SIA UFRJ é reconhecido no nível nacional e internacional. Como forma de compartilhar a experiência a equipe de implantação do RU-UFRJ, composta por docentes do INJC e nutricionistas do SIA publicou em 2014 um livro “Contratação de Serviços Terceirizados de Alimentação e Nutrição: orientações técnicas”.

O INJC coordenou o SIA até 2016 quando essa função foi assumida pela PR-6. Atualmente o INJC é responsável pela Coordenação Acadêmica reafirmando seu compromisso com o projeto e dando continuidade às atividades acadêmico-formativas que marcaram a história singular de restaurantes universitários da UFRJ.

Equipe RU, SIA e INJC. RU Central 2019.
Foto: acervo INJC.
Representantes  INJC. RU Central 2019.
Foto: acervo INJC.

ANO DE INAUGURAÇÃO DAS UNIDADES DO SIA UFRJ

  • 2008 Letras
  • 2009 Central
  • 2011 Escola de Educação Infantil (EEI UFRJ)
  • 2012 Centro Tecnológico (CT)
  • 2013 Colégio de Aplicação (CAP UFRJ)
  • 2016 Praia Vermelha
  • 2016 Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – Instituto de História (IFICS-IH)
  • 2017 Residência Estudantil
  • 2018 Caxias
Redação: Luciléia Colares, Valentina C. Weihmuller
Edição: Comunicação e mídias. INJC