11º Encontro Sabores & Saberes 2019

11º Encontro Sabores & Saberes 2019

Durante os dias 11, 12 e 13 de setembro, aconteceu o 11o Encontro Sabores e Saberes, uma iniciativa organizada pela parceria do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) e a Agência UFRJ de Inovação. O evento se realiza anualmente e pretende abordar assuntos relacionados à alimentação e o meio ambiente, inspirando-se em assuntos propostos pelas Nações Unidas e temas sugeridos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Reconhecendo o amplo e atual debate acadêmico e social. o tema central deste ano foi “Do campo à mesa: orgânicos, agrotóxicos e tecnologias na produção de alimentos”. Neste sentido, 11o Encontro Sabores e Saberes, reuniu participações diversas de pesquisadores, docentes, organizações sociais, agricultores e discentes.

A consciência de que é preciso produzir e estimular o consumo de alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis permeou as discussões entendendo-se que a ciência e os avanços tecnológicos podem servir a esse propósito, cabendo a cada cidadão assumir seu lugar como consumidor consciente e exercer seus direitos e deveres na busca por uma alimentação adequada e a defesa do meio ambiente.

A equipe organizadora foi composta por docentes e discentes dos cursos de Nutrição e Gastronomia do INJC e do curso de Ciências Biológicas, além de servidores técnico-administrativos da Agência UFRJ de Inovação e do Sistema de Alimentação da UFRJ.

Mais fotos da equipe: clique aqui!

O evento, além de ser transmitido via streaming pela plataforma Youtube, contou com a interpretação em libras, graças a parceria com a Diretoria de Acessibilidade da UFRJ (DIRAC), com a participação do intérprete Daniel Enes e, também, com a colaboração de alunas do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Língua Brasileira de Sinais da UNÍNTESE, sob a orientação do professor e Intérprete de Libras, Felipe de Oliveira Miguel.

Mais fotos dos interpretes: clique aqui!

Pre-evento

No dia 11, aconteceu o encontro Pre-evento oferecendo uma visita guiada a espaço agroecológico no campus Fundão e uma oficina culinária sobre alimentação vegetariana.

Mais fotos do Pre-evento: clique aqui!

Pre-evento

No dia 11, aconteceu a jornada Pre-evento oferecendo uma visita guiada a espaço agroecológico no campus Fundão e uma oficina culinária sobre alimentação vegetariana.

Dia 12, abertura, palestras, trabalhos científicos e exposições

Abertura do Evento

Sr. Domingos Benevides, Agricultor UFRJ

Marina Pellegrini, Representante Discente e da Feira Agroecológica da UFRJ

Profa. Avany Fernandes, Diretora INJC

Profa. Ana Inês Souza, representante Pro-reitoria de Extensão

Flávia Lima do Carmo, representante UFRJ Inovação

Durante a manhã do dia 12, a Mesa redonda: “Agrotóxicos- aspectos técnicos e impactos sobre a saúde humana” foi moderada pela profa. Verônica Figueiredo (INJC) tendo como especialistas convidados: a dra. Maria Helena Cardoso (INCQS/FIOCRUZ) quem dissertou sobre aspectos técnicos e laboratoriais na pesquisa em agrotóxicos, o dr.Guilherme Franco Netto (FIOCRUZ) quem recriou o panorama nacional na legislação e implementação de agrotóxicos e sus impactos para a saúde humana  e a dra. Carmen Froes (IESC/UFRJ) quem apresentou o Projeto PIPA e informações sobre agrotóxicos e seus efeitos na saúde materno-infantil.

Mais fotos da Mesa redonda: “Agrotóxicos- aspectos técnicos e impactos sobre a saúde humana”: clique aqui!

De tarde, a profa. Thadia Turon articulou a sessão de Relatos de Experiências na qual foram apresentadas diversas ações e projetos que trabalham com questões centrais de alimentação responsável e agricultura familiar e sustentável. O prof. João Eduardo P. U. Mesquita (SENAC-RJ) comentou sobre restaurantes orgânicos; a agricultora Vanessa Danciger sobre agricultura familiar urbana; o prof Antônio Carlos Frossad (Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I) sobre a experiência de uma escola agrícola e Márcio Mattos de Mendonça (Coordenador do Programa de Agricultura familiar e agroecologia-AS -PTA) sobre feiras orgânicas.

Mais fotos do Encontro de Relatos de Experiências: clique aqui!

Trabalhos Científicos

No dia 12 também foi momento de apresentações de trabalhos científicos. Estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio compartilharam suas pesquisas e iniciativas extensionistas. Neste sentido, o evento de inscrição gratuita e ampla abordagem temática representou um espaço de encontro entre diversos saberes, práticas e experiências de ensino-pesquisa-extensão, tanto da UFRJ como de outras instituições e organizações sociais.

Entre os trabalhos, contamos com o relato de experiências “Educação nutricional através de uma horta escolar. Relato de oficina sobre sal de ervas como alternativa ao consumo de sal refinado, realizada com os responsáveis dos alunos de uma escola técnica federal”; apresentado pelas discentes de ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ, campus Maria da Graça), Darcele Christo Leão, Laryssa Aparecida Maia da Silva Ferreira e Beatriz Prata Pereira, e orientado pela profa. Luciana F. Espíndola Cabral e a nutricionista Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues. A experiência integra o projeto Horta Escolar como Laboratório Vivo, CEFET/RJ coordenado pela profa. Luciana F. Espíndola Cabral. Esta iniciativa articula desde 2016, saberes da botânica e a zoologia, o ensino de ciências, a nutrição e a automação industrial para desenvolver diversas atividades de pesquisa, extensão e inovação a partir do encontro de toda a comunidade escolar, incluindo docentes, funcionários técnicos, estudantes e suas famílias.

Projetos como o da Horta Escolar do CEFET Maria da Graça evidenciam como a produção do conhecimento deve ser abordada de forma interdisciplinar, tendo como base a práxis constante a fim de aproximar diversos atores, empoderar os estudantes e criar diálogos possíveis nos espaços escolares, comunitários e acadêmicos.

Mais fotos das apresentações de Trabalhos Científicos: clique aqui!

Exposição Mercado Vivo

Tenda Rotulagem e Tenda da Felicidade

Mais fotos das Exposições: clique aqui!

A feira agroecológica da UFRJ também integrou a programação no dia 12, com a presença de agricultores à mesa de abertura e à mesa de relato de experiências, além da tradicional comercialização de produtos de agricultura familiar e de artesanato produzido de forma sustentável que, habitualmente, ocorre às 5as feiras no prédio do CCS e em outros pontos da cidade universitária.

Dia 13, palestras, exposições e encerramento

Durante o dia 13 foi o momento da Conferência “Uso da tecnologia na produção de alimentos” oferecida pela dra. Edna Maria Morais Oliveira (Embrapa Agroindústria de Alimentos – CTAA).

Mais fotos da Conferência “Uso da tecnologia para a produção de alimentos“: clique aqui!

E o Projeto de extensão Transgarçonne, coordenado pelos professores Breno Cruz e Renato Monteiro (INJC) organizou a exposição Os mistérios da extração do café.

Mais fotos da Exposição Os mistérios da extração do café: clique aqui!

O evento finalizou com o anúncio da 12ª edição do Sabores & Saberes que será realizada em 2020, ano em que a UFRJ completará 100 anos.

A organização do evento e o INJC agradecem a todos e todas os que fizeram possível o 11º Sabores & Saberes e aguardamos sua presença na próxima edição!

Mais fotos do encerramento: clique aqui!

Mais fotos do público que nos acompanhou durante as diferentes atividades: clique aqui!

Outras fotos do evento: clique aqui!

Vídeo do Evento

Redação: Elizabeth Accioly
Fotos: Acervo INJC
Edição e Revisão: Comunicação e mídias. INJC