75 Anos do INJC

O ano de 2021 marca as comemorações do jubileu de brilhante do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ.

75 anos formando profissionais

Ao celebrar os 75 anos de existência do INJC, o corpo social presta carinhosa homenagem à instituição, reconhecendo sua inserção e missões no meio universitário e científico

Ao celebrar esse especial aniversário da instituição, também reverenciaremos seu primeiro diretor e patrono, Josué de Castro, entendendo seu papel na fundação e reconhecimento acadêmico institucional em sua época e da atualidade de seu pensamento e obra.

Programação

Direção abrindo as comemorações dos 75 anos

A Diretora do INJC, Avany Fernandes, convida a todos a comemorar conosco os 75 anos do Instituto de nutrição Josué de Castro.

Um pouco da História do INJC

Vídeo da linha do tempo

O INJC completa 75 anos em 2021. Ao longo desses anos, eventos incríveis contribuíram para sermos quem somos hoje. Veja o vídeo com os destaques da nossa instituição

Reproduzir vídeo

Profª Nelzir Trindade Reis

Nutricionista que fez a primeira prescrição dietética do Brasil.


Reproduzir vídeo

Descobrindo o INJC

Clicar em cada caixa para saber mais

INJC e Você

Por dentro da história do INJC

Em 1935, Josué de Castro, mudou-se para o Rio de Janeiro. Entre 1939 e 1945, além de ter implantado o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), ministrou cursos sobre alimentação e nutrição, no Departamento Nacional de Saúde Pública e na Faculdade de Medicina do Brasil. A experiência adquirida com a docência e a prática Clínica, em Recife, bem como seu envolvimento na realização de pesquisas básicas, concorreram para sua iniciativa de fundar o Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil, em 1946, sagrando-se seu 1º diretor.

"Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens" Josué de Castro.

Mensagem das autoridades do INJC

Ao longo desse ano, serão realizadas atividades que celebrarão a história da criação e construção do INJC como unidade formadora e produtora de conhecimento e convidamos todos a conhecerem um pouco mais a trajetória, conquistas e perspectivas dessa que é uma das mais tradicionais instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão regional e nacional na área de alimentação e nutrição.

Saudações universitárias

Professoras Avany Fernandes e Verônica Figueiredo– diretora e vice-diretora do INJC

Professora Elizabeth Accioly– coordenadora do evento Tributo ao Instituto de Nutrição Josué de Castro- 75 anos de história

WhatsApp-Image-2018-09-21-at-12.39.05
Avany Fernandes
Verônica-foto-2-e1535370664634-263x263
Verónica Figueiredo
Elizabeth-683x1024
Elizabeth Accioly

Organização do evento

Docentes: Elizabeth Accioly (coordenadora), Aline Mello, Ceci Santiago, Ellen Lacerda, Letícia Tavares, Mara Cnop, Nina Bitar, Patricia Padilha, Rodrigo Cotrim, Rosângela Alves, Tatiana Feijó.

Alunos: Caroline Castro, Cristielen Melo, Davi Borges, Karine Rodrigues, Gabriela Marques,  Gabrielle Bochi, Ian Castro, Julia Vidinhas e Mariana Moraes.

Apoio Técnico: Leandro César Juárez, Valentina Carranza Weihmüller, Luciano Alvarez.