Graduação em Gastronomia

Categories

Gastronomia , Graduação

O curso conceberá a Gastronomia em sua interface com outros campos do conhecimento, como: saúde, geografia, hotelaria, turismo, economia, relações internacionais, administração, sociologia, história, comunicação e marketing, artes, cultura e antropologia. Com a implantação do curso, a Instituição deverá investir em pós-graduação e pesquisa com intuito, inclusive, de capacitar os docentes do curso.

A este objetivo acrescenta-se a capacidade de estabelecer parceria com outros agentes da formação: os profissionais dos serviços das instituições públicas e privadas, ampliando as possibilidades de integrar alunos e comunidades em ações que respondam às demandas locais, regionais, nacionais e internacionais.

O egresso do Curso de Gastronomia é o profissional generalista, voltado para atuar em unidades gastronômicas de natureza pública ou privada,nos diversos segmentos de prestação de serviços e indústria de alimentos e bebidas, estando apto à:

Tomada de decisão: As atividades desenvolvidas nos componentes curriculares devem levar o profissional a tomar decisões sobre os procedimentos e as práticas em trabalho, a avaliar o custo-efetividade, motivá-los na realização das atividades e na utilização dos materiais disponíveis, possibilitando-o avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em criatividade, evidências científicas e nas técnicas, visando à eficácia do trabalho.

Comunicação: os profissionais devem ser estimulados a se integrar com outros profissionais, colegas, serviços e com o público em geral, por meio do estímulo e desenvolvimento da comunicação verbal, não-verbal, das habilidades de escrita e leitura nas práticas pedagógicas.

Liderança: o profissional deve estar apto a adotar posições de liderança, tendo em vista a sua atuação para a satisfação e o conforto do consumidor.   A liderança envolve responsabilidade, empatia, habilidade, rapidez para gerir empreendimentos em Gastronomia de forma efetiva e eficaz buscando assegurar o bom relacionamento na sua equipe de trabalho.

Educação permanente: o profissional deve ser capaz de aprender continuamente, tendo consciência que a formação nunca se esgota e que é preciso acompanhar as inovações no seu campo de trabalho com responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais.

Enfim, este profissional tem o seguinte perfil:

Um gestor de empreendimentos gastronômicos, perito em culinária e promotor da saúde.


Modalidade do curso: presencial

Local de oferta: Campus Ilha do Fundão

Unidade de ensino: Instituto de Nutrição Josué de Castro

Turno de funcionamento: vespertino noturno

Regime escolar: seriado semestral

Número de vagas anuais: 40 (20 por semestre)

Área de conhecimento: Saúde

Titulação: Bacharel em Gastronomia

Tempo de integralização do curso: mínimo de 8 e máximo de 12 semestres