Graduação em Nutrição

Categories

Graduação , Nutrição

As bases do curso de graduação em Nutrição estão consonantes com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)  para os cursos de graduação em Nutrição com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

O Nutricionista é um profissional da saúde, com formação generalista, humanista e crítica. É capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. A formação deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

O atual processo de globalização com mudanças no campo econômico, político, sociocultural e tecnológico que caracterizam o contexto histórico em que vivemos, tem influenciado os cursos de nível superior a incorporarem, no seu processo de formação, conhecimentos, habilidades e atitudes que propiciem a autoaprendizagem; a promoção de avanços na articulação entre ensino e serviços; as relações interpessoais e uma visão mais holística do ser humano na sua relação com o alimento e a saúde, no caso especifico da formação do Nutricionista.

Neste contexto, o objetivo do curso de graduação inclui a formação de um profissional crítico, com  embasamento  teórico  e  conhecimento  técnico  capacitados  e habilitados para o desenvolvimento de atividades relacionadas à condição de saúde e nutrição do ser humano, individual ou coletivamente, sempre buscando meios para o seu aprimoramento, através do desenvolvimento de sua prática de forma crítica, e estabelecendo boa relação ética com sua clientela e com os demais profissionais.


PERFIL DO EGRESSO

O nutricionista é um profissional de saúde com formação universitária, capacitado e habilitado para planejar, organizar, coordenar, comandar, supervisionar e avaliar políticas de alimentação e nutrição em todas as esferas, tanto no setor público quanto privado. Ao finalizar o curso, o aluno de graduação em nutrição terá adquirido habilidades e competências para desenvolver as atribuições profissionais previstas na legislação específica da área de alimentação e nutrição, que define a orientação a indivíduos a respeito do conteúdo nutricional dos alimentos e seu melhor uso, de acordo com necessidades energéticas, idade, atividade laboral, situação de saúde ou doença (como diabetes, cardiopatias, hipertensão) e momentos biológicos (como gravidez, amamentação, infância, adolescência, envelhecimento), de forma a promover saúde e reduzir riscos causados por uma alimentação inadequada.

A alimentação é um dos quesitos necessários para que a população tenha qualidade de vida. Todo cidadão tem direito aos meios e recursos de acesso a alimentos seguros e saudáveis, permitindo uma alimentação que esteja de acordo também com os seus hábitos e práticas alimentares e modo de vida. A quantidade e o tipo de alimentos consumidos em condições adequadas podem prevenir doenças, recuperar e manter a saúde.

Também é um direito o acesso à melhor assistência e orientação nutricional que, por lei, só pode ser realizada pelo nutricionista (Lei CFN nº. 8234/91). Apenas o nutricionista tem prerrogativa legal para prescrever dietas, realizar orientação nutricional e alimentar aos indivíduos. Deste modo, a presença do nutricionista em uma equipe de saúde torna-se imprescindível para que esse direito seja garantido. Para mais informações sobre a profissão, consulte o site do Conselho de Nutricionistas da 4ª Região (CRN4). 


ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

As áreas de atuação profissional do nutricionista são diversas e incluem Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Nutrição e Atividade Física e Indústrias de Alimentos, descritas a seguir.

1) Alimentação Coletiva

As atividades caracterizam-se por manipulação, produção e fornecimento de refeições para grupos, nas quais o nutricionista planeja, organiza, coordena, comanda e controla Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), bem como realiza pesquisas na área. Estes locais são:

  • Empresas que produzem alimentação para empregados e clientes;
  • Empresas de congelados que fornecem dietas, refeições completas;
  • Empresas de convênios (vales alimentação e refeição) e fornecedoras de cestas de alimentos;
  • Creches, escolas e hospitais;
  • Restaurantes comerciais;
  • Controle de qualidade – Atendimento à legislação sanitária;
  • Empresas de consultoria na área;

2) Nutrição Clínica

As Atividades dessa área se caracterizam por assistência e intervenção dietética nutricional, bem como pesquisas na área. Os locais de atuação são:

  • Hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios;
  • Empresas que prestam serviço de orientação dietética ou dietoterápica;
  • Spas;
  • Instituições geriátricas.

3) Saúde Coletiva

As Atividades caracterizam-se pelo planejamento, coordenação e supervisão de programas e políticas de alimentação e nutrição e pesquisas na área. Os locais de atuação são:

  • Unidades de saúde (ambulatórios em postos de saúde) e Clínicas de Saúde da Família;
  • Secretarias de saúde e equipes de programa de saúde;
  • Pesquisas na área;
  • Programas de educação alimentar e nutricional para empresas privadas, creches, escolas, instituições geriátricas, hospitais e UAN;
  • Vigilância sanitária, prestando assistência também para restaurantes institucionais e comerciais.

4) Docência

Atividades são caracterizadas pela coordenação e direção de cursos, ministração de disciplinas da área de alimentação e nutrição; e em pesquisas nas diversas áreas da nutrição.

5) Nutrição e Atividade Física

Atividades caracterizadas pela avaliação e assistência nutricional para grupos com atividade física regular e de competição e pesquisas na área. Alguns locais de atuação são:

  • Academias;
  • Spas;
  • Clubes;
  • Programas institucionais de empresas, secretaria de esporte com equipe de praticantes de atividade física.

6) Indústrias de Alimentos

Nas indústrias, dentre as atividades a serem desempenhadas, destacam-se as pesquisas de novos produtos, serviços de atendimento ao cliente e desenvolvimento de manuais de procedimentos.

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

GRADE CURRICULAR