A redução da segurança alimentar e a retomada da Fome no Brasil

A redução da segurança alimentar e a retomada da Fome no Brasil

Síntese

No dia 17 de setembro de 2020, A Agência de Notícias do IBGE divulgou os dados sobre o aumento da insegurança alimentar grave no país. Trata-se de relatório de pesquisa apresentado pelo IBGE com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017/2018, que trata do cenário do decréscimo da segurança alimentar no Brasil.

O relatório do IBGE, teve suas análises feitas pela equipe formada por Rosana Salles-Costa (coordenação) e Aline Ferreira, ambas professoras do Departamento de Nutrição Social e Aplicada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ e coordenadoras do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e Nutricional (GISAN),além dos pesquisadores Ana Maria Segall Corrêa (FIOCRUZ/DF) e Michael E. Reichenheim (IMS/UERJ).

Na série histórica de avaliação da insegurança alimentar no Brasil, que teve início em 2004 com a aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), a insegurança vinha diminuindo ao longo dos anos, desde 2004, quando aparecia em 34,9% dos lares, 30,2% na PNAD 2009 e 22,6% na PNAD 2013. Mas em 2017-2018, houve uma piora, subindo para 36,7%, o equivalente a 25,3 milhões de domicílios.A gravidade deste resultado se deve ao fato da redução da segurança alimentar em 2017-2018, a patamares inferiores em 2004.A pesquisa indicou o aumento das desigualdades sociais entre as famílias com as formas mais graves da insegurança alimentar, como também menor aquisição de frutas e vegetais, carnes e laticínios. Mais informações sobre a pesquisa poderão ser obtidas no link de acesso ao relatório na página do IBGE (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101749.pdf

Vejam as reportagens sobre o tema e o debate realizado ontem pela Rede de Pesquisas sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), com participação da professora Rosana Salles-Costa, que abarcam sobre a retomada da fome no país.

 

Reportagens de 17/09/20

Jornal Hoje

https://globoplay.globo.com/v/8864473/programa/

 

TV Brasil

https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2020/09/numero-de-brasileiros-em-inseguranca-alimentar-aumentou

 

Debate na Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e SAN

https://www.youtube.com/watch?v=dcwad3M5IjY&ab_channel=RedeBrasileiradePesquisaemSSANRedePENSSAN

 

Link de acesso ao Relatório do IBGE: Análise da Segurança Alimentar no Brasil – POF 2017/2018

Relatório (em pdf)