Ações de Alimentação e Nutrição no Programa Academia Carioca da Saúde

Objetivo: promover ações de alimentação saudável e promoção da saúde entre os atores sociais da comunidade por meio do Programa Academia Carioca (Pacas) da área programática 1.0. As atividades serão realizadas em conjunto com profissionais das Equipes da Estratégia de Saúde da Família, docentes e discentes da UFRJ e direcionado aos participantes/usuários do Pacas. O trabalho iniciar-se-á no CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr. e na CF Dona Zica, que apresentam áreas adstritas com precárias condições de vida, baixo poder aquisitivo, problemas de saneamento básico e violência. A estratégia metodológica visa introduzir temas de alimentação e nutrição através de estratégicas educativas de demonstração, experimentação/vivência, história oral, construção de painel, rodas de conversas e oficinas culinárias. Dentre os temas previstos estão: alimentação saudável e adequada; redução do consumo de alimentos ultraprocessados/processados; culinária como espaço de promoção da alimentação saudável; rotulagem e publicidade de alimentos; aspectos da comensalidade e do comer; alimentação e cultura; entre outros. Pretende-se produzir material complementar que será disponibilizado a todos os participantes/usuários e profissionais das Unidades de Saúde e a construção de um registro das memórias dos usuários sobre alimentação. Terá periodicidade quinzenal, com planejamento e definição do tema após cada encontro, de acordo com a demanda local. As ações integrarão universidade e comunidade e são incorporadas a um programa de saúde nacional (Programa Academia da Saúde), denominado Pacas no município do Rio de Janeiro. Espera-se fortalecer a indissociabilidade que deve existir no âmbito acadêmico entre ensino, pesquisa e extensão, a partir da interdisciplinaridade e utilidade à comunidade.

Link SIGPROJ
Área Temática Saúde, Educação e Trabalho
Programa Articulado conforme Edital Rua Educação pública, formação permanente e educação popular
Ano de Início 2017