5 de Setembro: Aniversário Josué de Castro

5 de Setembro: Aniversário Josué de Castro

Em setembro, no dia 5, comemoramos o aniversário de nascimento do 1º diretor e patrono do INJC- o professor Josué de Castro, nascido nesse dia, no ano de 1908, na cidade do Recife-PE.

Médico, professor, cientista social, político, executivo em vários órgãos públicos, embaixador do Brasil junto a organismos das Nações Unidas, presidente da Comissão Executiva da FAO entre 1952-1956, foi alguém muito a frente de sua época.

Em tempos de crise sanitária, como a que vivemos e nos quais se acentuam os riscos de insegurança alimentar, a obra de Josué de Castro demonstra a atualidade do pensamento do autor, que dedicou grande parte de seus estudos à denúncia e ao combate à fome, demonstrando que as origens do problema não estavam pautados em fenômenos naturais e sim, como resultado do modelo econômico vigente e que sua erradicação dependeria, sobretudo, de vontade política.

Suas propostas de combate à fome e pelo direito à alimentação inspiram, até os dias de hoje, políticas na área de alimentação e nutrição e movimentos sociais contra a fome e as desigualdades sociais.

Ao professor Josué de Castro, por todas as contribuições à ciência brasileira, em especial, à área de alimentação e nutrição, nossa gratidão e reconhecimento.

 

“Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens”.

 Josué de Castro