Atividade Acadêmica no RU central da UFRJ

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2018 foi realizada atividade sobre consumo de sal junto aos alunos que fazem sua refeição no RU Central da UFRJ. A atividade foi planejada e executada pelos alunos do 7º período do Curso de Nutrição sob a supervisão das professoras Luciléia Colares, Silvia Couto e Maíra Mazoto do Instituto de Nutrição Josué de Castro em parceria com as Nutricionistas da Empresa que produz as refeições (PROVAC).

Foi elaborado folder com informações sobre o consumo de sal do brasileiro e como fazer para reduzir o consumo, incluindo receita de sal de ervas

Foram preparados saquinhos com sal de ervas para serem distribuídos aos alunos durante a atividade, usando a receita proposta pelo Ministério da Saúde.

Foram confeccionados dois banners apontando os riscos do consumo excessivo de sal e os benefícios da redução do consumo de sal

Foram elaboradas perguntas sobre o hábito de adicionar sachê de sal nas refeições servidas no RU Central

A atividade foi realizada nos dias 28 e 29 durante todo o horário do almoço (11h ás 14h) e foram abordados 480 comensais para as orientações individualizadas sobre o preparo do sal de ervas e os malefícios do consumo excessivo de sal. Os comensais puderam levar o saquinho com o sal de ervas para experimentar no restaurante ou em casa.

Redação: Profas. Luciléia Colares,
Silvia Couto e Maíra Mazoto.
Fotos: cedidas pelas realizadoras
das atividades.