Atividades Acadêmicas no RU Central da UFRJ

Durante setembro e outubro de 2018 realizam-se rodadas de capacitação dos trabalhadores que preparam as 10.000 refeições servidas à comunidade acadêmica da UFRJ.

Estes encontros tiveram a participação dos alunos que realizam o estágio de Alimentação Coletiva com a supervisão dos docentes do Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Os temas foram propostos pelos próprio trabalhadores, diante de suas dificuldades.

Trabalhadores envolvidos na capacitação

• Técnica em Nutrição e Dietética e trabalhadores responsáveis pelo recebimento de gêneros alimentícios e materiais.
  • Copeiras responsáveis pelo pré-preparo de hortaliças e frutas.

Temas abordados

• Boas práticas de manipulação.
  • Reconhecimento/diferença entre as hortaliças e temperos/ervas frescos.
  • Higienização de hortaliças e frutas.
  • Importância do trabalho em equipe.

Método e Avaliação:

Foram desenvolvidas pelos alunos dinâmicas para tornar a atividade mais atrativa e melhorar a compreensão dos trabalhadores.

Os trabalhadores avaliaram a atividade positivamente e tiveram a oportunidade de apontar falhas e soluções para melhorar o processo em ambas as áreas.

Capacitação de trabalhadores da área de recebimento de gêneros alimentícios e materiais (27/09/2018)

Capacitação de trabalhadores da área de pré-preparo de hortaliças e frutas (2/10/2018)