Aula Inaugural 2019 Cursos de Gastronomia e Nutrição

Nesta segunda feira 11 de março, no Auditório do bloco N do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, o INJC realizou a aula de boas-vindas a seus calouros 2019. Foi uma jornada que deu início ao ciclo universitário de muitas e muitos jovens que escolheram a Nutrição e a Gastronomia como suas áreas de formação profissional.

No INJC, o curso de graduação em Nutrição é oferecido desde 1948, sendo uma referência nacional e regional. O curso de graduação em Gastronomia, sendo mais recente (2011), coloca o INJC como instituição pujante dentro de um campo acadêmico em processo de consolidação.

Durante a aula estiveram presentes calouros e estudantes de ambos dos cursos, professores, diretores, coordenadores e outros agentes do corpo social do INJC. O auditório era uma bonita amostra da diversidade de sujeitos que hoje em dia ingressam e formam parte da UFRJ, uma das instituições de ensino superior de maior prestígio no Brasil e na América Latina.

A diretora do INJC, profa.  Avany Fernandes, iniciou a aula manifestando sua alegria e gratidão de estar recebendo mais uma turma de calouros no Instituto. Suas palavras recuperaram a importância da universidade como instituição pública, a qual, apesar dos problemas orçamentários, ainda luta por manter altos patamares de qualidade e inclusão. Também mencionou o papel fundamental que os/as estudantes ocupam nas diversas funções sociais da casa de estudos, sendo o tripé ensino-pesquisa-extensão o motor que permite a articulação entre formação profissional, produção de conhecimento e engajamento comunitário durante o trajeto formativo. Outro aspecto salientado pela diretora foi a perspectiva integrativa e interdisciplinar do INJC. Neste sentido, a Nutrição e a Gastronomia são áreas intimamente relacionadas que trabalham de forma conjunta para oferecer respostas complexas, integrais, saudáveis e sustentáveis aos problemas envolvidos na produção, distribuição e consumo de alimentos.

Posteriormente, Augusto Uchôa, professor em comunicação e marketing (IBMEC, IBMR, ESPM) e palestrante (em Brasil e Europa), propôs uma conversa motivacional sobre comunicação, criatividade, inovação, oratória e novas competências no século XXI. Ele provocou aos estudantes para seguirem suas vocações, desenvolverem formas assertivas e criativas de comunicação e se esforçarem neste novo caminho empreendido.

Após a palestra, as coordenadoras dos cursos, profa. Msc. Ceci Figueiredo (Gastronomia) e Profa. Dra. Aline Mello (Nutrição), deram as boas-vindas aos ingressantes. Cada uma apresentou os cursos respectivos. Desta maneira, os/as calouros/as conheceram sobre a história, os objetivos, os perfis de formação, os aspectos curriculares, as atividades complementares (pesquisa e extensão) e as informações prático-administrativas de ambas das opções acadêmicas. As coordenadoras também ratificaram o importante papel do INJC nas áreas da Nutrição e da Gastronomia nos âmbitos nacional e regional e, principalmente, a qualidade, completude e excelência docentedos cursos oferecidos.

Nesta primeira aula, iniciativas e organizações estudantis também tiveram seu lugar de fala. As estudantes Joyce e Gleiciane apresentaram as atividades da Liga Estadual de Nutrição (LEN) e a Paola e o Luiz Alexandre, apresentaram as diversas possibilidades de atuação no CIBUS UFRJ, iniciativa empresarial microempreendedora dos estudantes de Gastronomia.

O Centro Acadêmico Aloísio Teixeira também se fez presente. Seus membros Carina, Emili, Lourece, Vinícius e Thallys comunicaram aos ingressantes as funções e possibilidades de engajamento neste espaço político-institucional. Do mesmo modo, o Thallys apresentou o D.C.E Mário Prata, diretório de representação estudantil nos conselhos universitários.

Em seguida, relataram suas experiências estudantes que participam em ações de extensão e projetos de pesquisa. A Gabrielle apresentou o projeto de extensão “Laboratório Culinário de Manguinhos”, o Caio o projeto “Gastronomia na Promoção da Saúde”, a Francisca o projeto “Pirapoca” e a Manuelle e a Vitória seu trabalho no projeto de pesquisa “Valorização de hortaliças não convencionais produzidas por agricultores no Estado do Rio de Janeiro”.

Finalmente, a Camila, ex-estudante de graduação, mestra e professora da casa, relatou seu percurso como profissional e pesquisadora na área da alimentação. Mencionou a riqueza na articulação entre nutrição e gastronomia e reconheceu, com muita gratidão, o papel do INJC na sua trajetória. O depoimento da Camila foi inspirador para os novos e as novas estudantes, conseguindo transmitir uma atitude positiva para “aproveitar ao máximo” o fato de “ser parte do INJC” seja por sua excelência acadêmica como por suas oportunidades profissionais, seu espírito acolhedor e capacidades de ampliar horizontes.

Sejam bem-vindos calouros e calouras! Que o 2019 seja o começo de todos seus grandes sonhos.