Celebração da Posse da nova Direção do INJC

No dia 10 de outubro de 2018, foi celebrada a posse da nova direção do INJC, ocorrida na sala de projeções do bloco N do prédio sede do CCS. As professoras Avany Fernandes Pereira e Verônica de Oliveira Figueiredo, diretora e vice-diretora, respectivamente, foram empossadas para o mandato 2018-2022.
No solene ato estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFRJ, prof. Roberto Leher, a vice-reitora, profa. Denise Nascimento, a vice-decana do CCS, profa. Russolina Zangalli, , o pró-reitor de Gestão e Governança Sr. André Esteves da Silva e diretores de Unidades acadêmicas,  membros do corpo social, familiares e amigos.

O evento foi iniciado com as palavras da professora Glória Valéria Veiga (diretora gestão 2014- 2018), que relatou a satisfação diante do trabalho realizado nos últimos quatro anos, expressando sua gratidão aos funcionários, familiares e colegas que a apoiaram no dia a dia e de diversas formas, nas árduas tarefas de gestão.
Reconheceu o esforço e o compromisso que implicam assumir a direção de um Instituto com a trajetória e qualidade do INJC e ratificou as competências profissionais e humanas da nova direção para enfrentar este desafio.

Posteriormente, as professoras Avany e Verónica fizeram uso da palavra. Seus discursos foram carregados de sentimentos, reconstruindo suas trajetórias, expressando seu carinho e comprometimento com o INJC, declarando seu afeto, gratidão e o desejo de trabalhar conjuntamente para dar continuidade ao caminho ascendente do Instituto.
Os valores que orientam a nova gestão também foram mencionados: defesa da educação pública de qualidade, função social da universidade, valorização do trabalho docente, discente e técnico-administrativo, estímulo constante ao tripé ensino-pesquisa-extensão, cuidado e respeito à diversidade e aos direitos humanos nas relações de trabalho e nos projetos empreendidos.

Durante as falas das representantes da anterior e atual gestão sentiu-se o espírito de acolhimento, compromisso e carinho que existe no INJC. Discentes, funcionários, trabalhadoras terceirizadas, colegas, familiares, parceiros institucionais foram reconhecidos nas palavras das autoridades.
Ao final do pronunciamento da profa. Avany, carinhosamente chamada de profa. Any, convidou docentes do curso de Nutrição e de Gastronomia para entrega de placas comemorativas e de agradecimentos às professoras Glória Valéria Veiga e Marta de Souza Santos em reconhecimento em ao trabalho realizado na gestão 2014-2018.
As novas diretoras também receberam homenagem do corpo social, por meio da entrega de flores por diretores das gestões 2006-2010 e 2010-2014.

Com a palavra à mesa solene, a vice decana profa. Lina, enalteceu o afeto e emoção que permearam a cerimônia e a vice-reitora destacou o papel do INJC como parceiro em várias instâncias de trabalho e, mais recentemente, no grupo de trabalho sobre redimensionamento de pessoal das unidades do complexo hospitalar da UFRJ.
O Magnífico Reitor, em seu discurso antes do encerramento da solenidade, ressaltou a importância de uma unidade acadêmica que ostenta o nome de Josué de Castro e as apreensões com relação ao atual momento da vida nacional.

A direção do INJC agradece a todos os presentes ao ato da posse e ratifica a importância de prestigiar e garantir os espaços institucionais de construção democrática.
Afirma-se, mais uma vez, o compromisso e gratidão da nova gestão para com todo o corpo social do INJC e reitera a necessidade de apoio da comunidade da instituição para levar adiante um projeto frutífero baseado na união, no respeito, no diálogo e no trabalho coletivo.