Comemorações dos 110 de Josué de Castro

Nesse dia 5 de setembro, ainda em meio à comoção pelas perdas irreparáveis do acervo do Museu Nacional, o INJC relembrou a data emblemática do nascimento de Josué de Castro, patrono da unidade. Nascido nos arredores da cidade do Recife-PE, iniciou sua formação superior na  faculdade de Medicina da Bahia, a 1ª instituição de ensino superior fundada por D. João VI em 1808 e concluiu, em 1929, seus estudos na Faculdade Nacional de Medicina da atual UFRJ, escola de formação médica, também fundada no mesmo ano da chegada da família Real ao Brasil.

Notabilizou-se, Josué de Castro, pelo incansável combate à fome e às desigualdades sociais, denunciando a fome como produto da ação humana e não como conseqüência de fatores ligados à natureza.

Foi o fundador e 1o diretor do então, Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil, atual UFRJ, que passou a ostentar seu nome por ocasião das comemorações dos 50 anos de criação da unidade.

O ano de 2018, marca a passagem pelos 110 anos da data de nascimento de Josué de Castro, cujas comemorações foram deflagradas em abril passado.

O corpo social do INJC reverencia seu patrono por todas as contribuições à ciência e à sociedade brasileira, destacando seu exemplo como cientista, pesquisador, professor, parlamentar e, sobretudo, como cidadão brasileiro cujo amor à pátria foi reafirmado até os seus últimos dias de vida.

Ainda no decorrer do dia, foi descerrada a placa comemorativa pela obtenção da nota 6 pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição, no último quadriênio de avaliação da CAPES.

Texto: Profa. Elizabeth Accioly