Criança verde é legal: direito, saúde, nutrição e sustentabilidade!

Deficiências nutricionais e insegurança alimentar e nutricional continuam a ter um impacto prejudicial nos países de baixa e média renda, com custos significativos em morbidade, mortalidade e produtividade. O direito humano a alimentação adequada é a fonte primária dos nutrientes necessários para sustentar a vida, e o alimento é o componente essencial que liga a nutrição, a saúde, a agricultura e ao ambiente no quadro sócio-econômico.

O projeto visa mapear a alimentação, os hábitos alimentares e o ambiente alimentar dos escolares cadastrados ou não ao programa de transferência de renda e suas famílias dentro de um contexto social e economicamente determinado. A perspectiva do direito humano à alimentação adequada é constituída aqui a partir da identidade social dos sujeitos e inclui o respeito à cultura, a promoção da saúde e o desenvolvimento de ambientes sustentáveis. Entende-se que as práticas alimentares saudáveis e adequadas, as habilidades culinárias e as tradições alimentares são instrumentos essenciais para a estratégia de educação alimentar e nutricional e, por conseguinte, para a promoção da saúde e para a prevenção do excesso de peso.

Link SIGPROJ Click aqui
Área Temática Meio Ambiente, Cultura, Saúde, Direitos Humanos e Justiça
Programa Articulado conforme Edital Rua Cuidando da vida: metabolismo natural e metabolismo social
Ano de Início 2018