Curso de Educação Alimentar e Nutricional para Equipamentos Sociais

A promoção de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) são metas de ações de Educação Alimentar e Nutricional em equipamentos sociais de alimentação. O custeio, ou apoio e subsídio, de alimentação de qualidade para estudantes e profissionais representa um instrumento de distribuição indireta de renda que equilibra as condições de vida e profissionalização dos jovens.
No entanto, os sistemas produtivos de refeições embora operem como ambientes saudáveis, não realizam sua potência para educação de coletividades, exercendo um papel mais passivo do que espera as Políticas Públicas hoje na construção de cidadania e sustentabilidade. As refeições buscam a qualidade de um alimento seguro, do ponto de vista higiênico-sanitário, oriundo de boas práticas de fabricação. O desafio desse curso é orientar tecnologias educacionais e de comunicação para construção de cidadania no universo da alimentação coletiva, entendendo que este é um espaço socioeducativo de produção, manipulação, conservação e abastecimento de alimentos em grandes dimensões que pode operar de modo mais humanizado como produtor de saberes e formador de opinião. As novas tecnologias de comunicação, assim como as novas práticas de consumo a elas articuladas, são estruturantes de novas sensibilidades que devem mediar o processo de educação continuada. Assim, essa proposta busca articular a investigação científica sobre tecnologias educacionais e de comunicação, às ações extensionistas de educação alimentar e nutricional e à atualização profissional nos equipamentos sociais de alimentação.

Tipo de Ação Curso
Link SIGPROJ
Áreas Temáticas Comunicação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Trabalho
Programa Articulado conforme Edital Rua Educação pública, formação permanente e educação popular