Estratégias para promoção da alimentação saudável no grupo materno-infantil

O presente projeto de extensão tem como principal foco a promoção de práticas alimentares saudáveis em indivíduos do grupo materno-infantil com necessidades nutricionais especiais (diabetes, hipertensão, obesidade, déficit de deglutição, etc.), e suas famílias. O projeto é de grande relevância social e acadêmica, tanto para os docentes e discentes que participarão do mesmo, como para a comunidade em que serão realizadas as atividades, uma vez que se propõe a contribuir para melhoria da saúde das gestantes, crianças e suas famílias assistidas em unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de capacitar profissionais do município do Rio de Janeiro e adjacências, para atuarem como multiplicadores de estratégias para promoção da alimentação saudável no cenário da gestação e infância. É importante destacar que a referida população é oriunda de localidades de todo o estado do Rio de Janeiro, e considerada de alta vulnerabilidade biológica e social. Ademais, muitas vezes as gestantes e crianças nesta situação são excluídas do convívio social, do mesmo modo que em algumas situações ficam a parte das práticas alimentares de suas famílias, constituindo questões sociais relevantes. Portanto, a necessidade de propor um conjunto de atividades de caráter educativo e científico, por meio de ações sistematizadas agregaria muito ao atendimento deste grupo, sobretudo para aqueles com doenças crônicas e necessidades especiais de alimentação. Do mesmo modo que a capacitação de profissionais de saúde da área materno-infantil contribuirá para melhoria da assistência em vários Serviços do Rio de Janeiro.

Link SIGPROJ Clique aqui
Área Temática Saúde
Programa Articulado conforme Edital Rua Cuidando da vida: metabolismo natural e metabolismo social
Ano de Início 2016