Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil

Site: https://enani.nutricao.ufrj.br/

PRIMEIRO INQUÉRITO DOMICILIAR SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INFANTIL

Coordenador nacional: Prof. Dr. Gilberto Kac (DNSA, INJC, UFRJ).
Coordenadora de Consumo Alimentar e Aleitamento Materno: profa. Dra. Elisa Maria de Aquino Lacerda (DNSA, INJC, UFRJ).

O que é o ENANI?

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) é uma pesquisa científica de abrangência nacional, inédita no país, que coletará informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos e realizará exame de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida.

Qual o objetivo?

Estimar e avaliar parâmetros relacionados às práticas de aleitamento materno, ao consumo alimentar, ao estado nutricional antropométrico e à epidemiologia das deficiências de micronutrientes, segundo macrorregiões do país, zonas rural e urbana, faixa etária e sexo.

O que poderá ser conhecido a partir do estudo?

Pela primeira vez, dados sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio e vitaminas do complexo B, serão estudados em todo o território nacional. Informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família também serão investigadas.

Qual sua relevância?

A complexidade da pesquisa trará novas informações sobre alimentação infantil no país e sobre o perfil de deficiência de vitaminas e minerais e auxiliará na elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição.  O estudo será importante para conhecer se a desnutrição está diminuindo e corroborar se a obesidade continua sendo um problema prioritário.

Qualidade e segurança nas informações

Para garantir a qualidade e a segurança das informações obtidas, dois aplicativos serão utilizados: um para a obtenção dos dados do recordatório alimentar de 24 horas e outro para a captura dos dados por meio de um dispositivo móvel de coleta.
Os dois sistemas foram exaustivamente testados e envolvem uma série de controles de qualidade.
Os questionários aplicados e os indicadores a serem construídos permitirão não só a comparação dos resultados do Enani com os de inquéritos nacionais e internacionais, mas também oferecerão informação inédita sobre a alimentação e nutrição de crianças brasileiras.

Quem encomenda o estudo?

O Ministério da Saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Quem coordena o Estudo?

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC). Também participam da coordenação a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Docentes e pesquisadores do Departamento de Nutrição Social e  Aplicada (DNSA, INJC, UFRJ) são coordenadores do ENANI:
Coordenador nacional: Prof. Dr. Gilberto Kac.
Coordenadora de Consumo Alimentar e Aleitamento Materno: profa. Dra. Elisa Maria de Aquino Lacerda.

Os/as pesquisadores

Ao todo, a iniciativa conta com a participação de 60 pesquisadores de 22 instituições acadêmicas públicas e privadas de todas as regiões do país.

Segurança para os participantes

Todas as etapas serão realizadas por pesquisadores que estarão identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.
A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explicará todos os procedimentos e entregará aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar quaisquer dúvidas que surjam. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

Telefone central do estudo (ligação gratuita): 0800 808 0990

Fonte: Assessoria de Comunicação. Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) – site oficial https://enani.nutricao.ufrj.br/