Nos dias 27 e 29, foram realizadas edições comemorativas dos eventos regulares do INJC, com participação na programação de convidados e docentes do INJC.

O 2º dia (28/09) foi marcado pela realização de missa em ação de graças pelo aniversário da unidade, seguida de exibição de vídeo comemorativo produzido com entrevistas de docentes e servidores ativos e aposentados que contaram um pouco da história da unidade. Ao final da manhã, a celebração da sessão solene da Congregação do INJC, teve como presidente de honra, à mesa, a reitora em exercício, profa Denise Nascimento e a presença do neto de Josué de Castro, o Sr Marcio Castro Lyra que representou a família do patrono na solenidade que, em seu discurso, destacou as contribuições do avó para a ciência brasileira e para o Instituto de Nutrição e a publicação do livro Geografia da Fome, que também completa 70 anos no ano em curso.

70 anos do livro de autoria de Josué de Castro

O INJC exalta, também, os 70 anos do livro de autoria de Josué de Castro mais conhecido nacional e internacionalmente- Geografia da Fome– , publicado no mesmo ano de fundação do INJC, no qual o patrono discute a distribuição geográfica da fome no Brasil e seus fatores determinantes.

MUSEU

Ainda no mesmo dia, a programação incluiu 2 painéis, integrando o primeiro, 2 apresentações. Profa Nelzir Trindade Reis brindou os presentes com um relato sobre a história da alimentação através dos tempos e da criação do INJC, reverenciando o papel de Josué de Castro e de tantos outros docentes do antigo Instituto de Nutrição para a consolidação do INJC e da regulamentação da profissão de nutricionista. A diretora do INJC, profa Glória Valéria da Veiga, exibiu dados atualizados sobre as atividades do INJC e suas perspectivas futuras. O 2º painel, apresentou egressos do INJC, sejam como alunos ou como docentes e que relataram a passagem e sua relação com a unidade, incluindo a docente Beatriz Ribeiro, movimentada para o Campus UFRJ Macaé prof Aloísio Teixeira, para implantar o curso de Nutrição concebido pelo INJC por ocasião do REUNI, tendo sido sua 1ª coordenadora.

No último dia, foi realizada sessão de homenagens ao corpo social ativo e aposentados, com depoimentos emocionados de docentes, TAE e alunos que relataram sua história e relação com o INJC e, ao final das homenagens, a diretora profa Glória Valéria da Veiga, a vice-diretora profa Marta Maria Souza Santos e a coordenadora da comissão organizadora do evento, profa Elizabeth Accioly, realizaram o descerramento simbólico de placa comemorativa pela passagem dos 70 anos do Instituto.

Ainda na programação do dia 30, o corpo social do INJC participou do plantio de uma muda de pau Brasil no jardim da entrada do bloco K do prédio sede do CCS, simbolizando um dos marcos comemorativos dos 70 anos da instituição.

Durante todo o evento, ocorrido no auditório conhecido como Quinhentão, os participantes puderam visitar área de exposição de fotografias antiga e recentes do INJC, espaço memória dos eventos institucionais, a exposição Comida é patrimônio e banneres da coleção Memórias da fundação Banco do Brasil, que homenageou Josué de Castro em 2004.