Experiência de integração Universidade e agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro

O projeto visa promover a alimentação saudável, respeito ao meio ambiente e geração de renda por meio de capacitação e assessoramento dos agricultores familiares. O projeto inclui assessoria aos agricultores com temas relevantes e discussão de demandas relativas à qualidade do alimento, rotulagem, legislação sanitária, culinária, elaboração do preço de produtos beneficiados e custo da produção. Propõe elaboração de material técnico e didático para os agricultores. De 2011 a 2014 trabalhamos com agricultores da Região Serrana, realizando oficinas e produção de materiais didáticos “Cartilha do agricultor orgânico: rotulagem de alimentos” e “Cartilha do agricultor orgânico: boas práticas no processamento de alimentos”. Em 2015 trabalhou com os agricultores da Feira Agroecológica/UFRJ na análise da composição nutricional e sensorial dos seus produtos. Consolidou parceria com a prefeitura de Duque de Caxias, realizando reuniões entre os agricultores, universidade e a prefeitura para eleger estratégias de fortalecimento da agricultura familiar. Em 2016 foi realizada no município oficinas e assessoria para viabilizar uma cozinha comunitária na área rural para processamento de doces de frutas produzidas pelos agricultores. Em 2017 o projeto assessorou agricultores participantes da Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias. Aprovação em Congregação do Instituto de Nutrição Josué de Castro em 25/02/2010.

Link SIGPROJ Clique aqui
Área Temática Saúde
Programa Articulado conforme Edital Rua Construindo cidades humanas e saudáveis: articulação campo-cidade
Ano de Início 2010