Gastronomia na Promoção da Saúde

O projeto de extensão “Gastronomia na Promoção da Saúde” visa integrar os princípios da gastronomia e da nutrição em ações educativas para a promoção de práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e prazerosas. Este projeto foi idealizado pelo curso de Graduação em Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC-UFRJ), sendo iniciado de forma conjunta co m o curso de graduação em nutrição e medicina da UFRJ. Essa parceria permite a realização de oficinas gastronômicas para usuários do sistema único público de saúde atendidos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e seus familiares. As oficinas gastronômicas enquanto estratégias de promoção da saúde têm como objetivos: desenvolvimento de habilidades culinárias práticas para o preparo de alimentos adequados à patologia em questão; integração social; promoção da alimentação saudável e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. As receitas são adequadas às características das patologias, às necessidades nutricionais dos pacientes e aos aspectos culturais e socioeconômicos. Nas oficinas, os participantes desenvolvem habilidades culinárias práticas para o preparo de alimentos, o que permite maior integração social, promoção da alimentação saudável e consequente melhoria da qualidade de vida.

Link SIGPROJ Click aqui
Área Temática Saúde
Programa Articulado conforme Edital Rua Cuidando da vida: metabolismo natural e metabolismo social
Ano de Início 2012