No dia 05 de setembro comemora-se o aniversário de nascimento de Josué de Castro, patrono e 1º diretor do Instituto de Nutrição da então Universidade do Brasil. Médico de formação, mas com importante interface nas ciências sociais e humanas, destacou-se pela luta contra a fome, denunciando-a como um flagelo da humanidade, determinada por forças sociais, econômicas e políticas, sendo sua obra nacionalmente conhecida mas, sobretudo, no âmbito internacional.

Além de cientista e professor, também experimentou a carreira política, em 2 mandatos como deputado federal por Pernambuco, seu estado de origem, além de representações em entidades internacionais e diplomáticas.

Revisitar suas obras é constatar a contemporaneidade de seu pensamento, como um cidadão a frente de seu tempo.

Setembro, também representa o mês de sua morte, prematuramente ocorrida aos 65 anos, quando por ocasião de seu exílio na França, onde dedicou seus últimos anos de cátedra.

O Instituto de Nutrição Josué de Castro presta homenagens a seu patrono, que dedicou sua vida à luta em prol do direito humano à alimentação e por um mundo sem fome.

Josué Apolônio de Castro

*05/09/1908