Homenagem à nutricionista Maria Teresa Lopes Costa

Homenagem à nutricionista Maria Teresa Lopes Costa

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento da nutricionista e amiga Maria Teresa Lopes Costa. Acreditamos que a forma mais bonita de homenageá-la neste momento é relembrar o texto que lemos para ela durante nossa formatura em Nutrição no INJC-UFRJ, no dia 17 de dezembro de 2007:

“Nascida na terra da garoa, não conseguiu se acostumar com o calor do Rio. E nem pense em desligar o ar condicionado da sala sem pedir sua autorização!

Morar longe da família não é fácil, mas ela tem uma força fora do comum. É uma exímia dona de casa e tem uma capacidade de transformar suas dificuldades em coisinhas bobas e até rir delas.

Parece meio séria e calada, mas é uma amiga para todas as horas que sabe o momento certo de oferecer um ombro amigo, um ouvido amigo, e um puxão de orelha. Tem o dom de, com um sorriso, um olhar e poucas palavras dizer exatamente o que precisamos ouvir. Não importa se a hora é triste ou feliz, ela vai acabar transformando a hora em feliz, com seu humor inigualável.”

Como nutricionista, sempre teve muito talento em Técnica Dietética e Culinária. Durante as aulas, sempre orientava e ajudava as colegas mais desajeitadas. Na aula sobre análise sensorial, foi a única a acertar todos os diferentes odores de temperos apresentados, quando a grande maioria das colegas só sentia o cheiro do plástico do copinho. E, após o término de cada uma dessas aulas, se saíssemos chateadas com o nosso mau desempenho, ela fazia uma piada e nos divertíamos juntas rindo das situações vividas. Após a faculdade, continuou com seu gosto por viajar e conhecer lugares novos, experimentar novos pratos e, claro, testar e criar formas de preparo diferenciadas para ter alimentos mais saudáveis e saborosos. Só de ouví-la descrever as novas receitas, era de ficar com água na boca! Nenhum Masterchef seria páreo para ela!

A vida não foi fácil para ela, mas ela sempre soube aproveitar o melhor de cada momento!

Mandamos um abraço bem carinhoso aos seus pais (Domício e Meire) e agradecemos pela pessoa maravilhosa que trouxeram ao mundo. Temos certeza que todo o amor que vocês deram pra ela, ela distribuiu a todos que estavam ao seu redor! Nossos sentimentos a toda família e aos amigos dessa pessoa maravilhosa. Essa nutricionista talentosa e criativa, amiga sincera, leal e de humor inigualável vai deixar muita saudade!

Com carinho, Vanessa Lobato, Luciana Diniz, Roberta Niquini, Luciene Barbosa, Aline Titoneli, Michelle Santana, Olívia Rebelo, Raquel Claro, Simone Souza, Lívia Costa, Vanessa Silva, Kamila Pereira, Natália Ferreira, Christiane Lisboa, Carla Iespa, Heloiza Pereira, Marília França, Adrielle Pereira, Ana Beatriz Siqueira, Alessandra Page, Silvânia Vasconcelos, Diuli Cardoso, Luciana Pacheco, Patrícia Junqueira, Amanda Thaumaturgo, Priscila Castro, Elisa Bernardes, Júlia Ramalho, Flávia Sessa, Ana Cláudia Alves e toda a turma de nutrição do INJC-UFRJ de 2007/2.