Homenagem profa. Neuza Therezinha de Resende Cavalcante

Em sessão solene da Congregação do INJC, no dia 27 de maio, foi realizada a homenagem, in memorian, à profa. Neuza Therezinha de Resende Cavalcante, que nomeou o mais recente espaço de trabalho na sede da unidade: O Mezanino.

A profa. Neuza

Foi a primeira diretora , mulher e nutricionista, do então Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil- INUB.
Teve importante papel para a transferência da antiga sede administrativa do IN, do Largo da Misericórdia, no centro do Rio de Janeiro-capital, para o recém-criado Centro de Ciências da Saúde, no início dos anos 1970. Atuou fortemente, também, para a regulamentação da profissão de nutricionista e para o fortalecimento das entidades de classe da profissão.

O evento de inauguração do Mezanino

Estiveram presentes à cerimônia antigos docentes e técnicos administrativos do INJC que foram nomeados pelo cerimonial e puderam, alguns deles, fazer uso da palavra para relatar fatos vividos envolvendo a homenageada do dia.

A homenagem terminou com o descerramento de placa com o nome da professora Neuza fixada sobre a porta do espaço mesanino que passou a chamar-se Neuza Therezinha de Resende Cavalcante.

Da organização e do cerimonial, participou o projeto Memorial Prof Josué de Castro, que tem como objetivo o resgate e a valorização da memória institucional e do patrono do INJC.
Equipe organizador.
Fotos: acervo INJC.