III curso sobre promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável destinado a trabalhadores de limpeza urbana do município do Rio de Janeiro

Este curso visa contribuir com a adoção de práticas de trabalhadores e trabalhadoras em torno do preparo e consumo da alimentação, visando favorecer escolhas saudáveis para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos sujeitos do espaço escolar. Assim, o diálogo com os trabalhadores da Comlurb possibilitará a (re)construção de práticas alimentares, a fim de cooperar para a transformação da realidade cotidiana. A integração da equipe de professores e alunos do INJC e Técnico-administrativos e trabalhadores de limpeza urbana da Comlurb possibilitará a reflexão sobre questões sociais que influenciam a alimentação e a contextualização do conhecimento na realidade social. A interação dialógica entre os diferentes atores, buscará, por meio da troca de saberes, a construção de elementos que favoreçam algum conhecimento sobre alimentação e nutrição e o fortalecimento da parceria entre as Instituições envolvidas, por meio de atividades extensionistas, sendo a pesquisa e o ensino eixos vinculados e indissociáveis nessa cooperação. Para tanto, a abordagem da ação será teórico-prática, incluindo dinâmicas e oficinas culinárias, realizadas de modo dialógico, a fim de possibilitar a incorporação dos conceitos e propostas acerca dos temas em tela. As atividades realizadas durante a execução da ação de extensão têm estreita relação com o ensino (disciplinas específicas) e pesquisa desenvolvida pelas docentes e pesquisadoras proponentes do projeto.

Palavras-Chave: alimentação adequada, promoção da alimentação saudável,
sustentabilidade

Tipo de Ação Curso
Link SIGPROJ Clique aqui