Sobre o III Encontro Gastronomia Cultura e Memória

Sobre o III Encontro Gastronomia Cultura e Memória

Nos dias 29 e 30 de Outubro de 2018, aconteceu no prédio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ o III Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória “Açucares”, evento de extensão organizado pelo grupo do curso de Graduação em Gastronomia (INJC – UFRJ) vinculado ao Projeto de Extensão “Pirapoca: o milho e a memória indígena na cultura alimentar brasileira.

Durante o primeiro dia, o evento trouxe especialistas de áreas diversas que palestraram sobre o tema central  do evento “açúcares”. Já no segundo dia, autores apresentaram trabalhos científicos em sessões orais e pôsteres. Em seu conjunto, o evento reuniu professores e estudantes de IFES e Escolas Técnicas, profissionais e pesquisadores, enriquecendo o debate. Importante salientar, que conforme relatos de participantes o evento vem se constituindo como um espaço reconhecido no âmbito dos estudos culturais e da memória social em gastronomia no Brasil.

A fim de continuar nessa tarefa de divulgação e ampliação do conhecimento, as apresentações e discussões foram filmadas e serão disponibilizadas, no site do evento (http://gcm.gastronomia.ufrj.br/). Tal como foi feito em edições anteriores, se prevê também uma publicação com os temas e discussões desenvolvidos neste III encontro.

Além das palestras, o evento desenvolveu outras atividades gastronômicas e culturais alusivas à temática problematizada.

O Almoço

O evento ofereceu um maravilhoso almoço, especialmente preparado pelos estudantes de gastronomia Guilherme Santana, Gilberto Freitas, Vinicius Vilas Boas, e Carina Accioly. Foram duas versões de risoto, uma com shitake – vegetariana – e outra com linguiça artesanal.
Vale apontar que os risotos foram preparados com o arroz orgânico e integral vermelho – ENA AR 1601 – desenvolvido pela equipe Solutec Rural, grupo de estudos da UFRRJ, coordenado pelos Professores Luiz Beja Moreira – Instituto de Agronomia – e Mauro Portela – Instituto de Zootecnia – parceiros do Projeto Pirapoca a partir deste ano.
A equipe Solutec Rural ofereceu 15 quilos de arroz para que fossem testados em laboratório, em diversas preparações, antes que o menu fosse oferecido. Neste sentido, formou-se um elo importantíssimo entre as duas IFES, unindo o plantio e a gastronomia a partir da participação efetiva entre alunos extensionistas e pesquisadores na elaboração do produto final.

As cerâmicas

As cerâmicas foram cedidas pelas ceramistas Rosângela Pinheiro e Helena Erthal. Elas já acompanham o Evento desde sua segunda edição em 2017, sendo o tema central Cerâmicas, Potes e Vasilhames.

Degustação de Cachaça e doces

O evento contou com stands para a degustação de alimentos e bebidas a base de açúcar. Destacaram-se a doçaria e a cachaça premiada Werneck.

Lançamento de livro

No evento, também aconteceu o lançamento do segundo volume de Gastronomia, Cultura e Memória: cerâmicas, potes e vasilhames. O livro foi organizado pela coordenadora do evento e do projeto Pirapoca, profa. Myriam Melchior. A publicação conta com capítulos escritos tanto por professores do curso de Gastronomia do INJC-UFRJ, como de outras instituições. Exemplares  impressos foram sorteados entre o público presente. Em breve, uma versão eletrônica do livro será disponibilizada para consulta e download no site do evento.

Como foi feito em anos anteriores, junto ao público criaram-se sugestões de temas para próximo evento a ser realizado em 2019 ou 2020. Assim, para o IV Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória o tema escolhido foi: Arroz, feijão, farinha e carne seca.

Informa-se que os certificados de participação serão encaminhados nas próximas semanas.

Para nos transmitir seus comentários e sugestões sobre o evento basta escrever a equipe organizadora por meio do formulário de contato, click aqui.

O INJC parabeniza à equipe organizadora pelo sucesso do encontro e, reconhecendo tanto o trabalho desenvolvido como a relevância social e cultural das temáticas abordadas, manifesta seu apoio em futuras edições.

Redação: Myriam Melchior.
Fotos: cedidas pela organização
do III Encontro GCM, 2018.
Edição: Depto. TIC INJC.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.