Laboratório Culinário de Manguinhos: Um Espaço de Promoção da Saúde

O Laboratório Culinário de Manguinhos (LCM) tem por objetivo desenvolver oficinas culinárias com a comunidade do território, por meio de atividades teórico-práticas, realizadas por docentes e discentes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição do INJC/UFRJ e pelas instituições parceiras.  As oficinas culinárias, enquanto estratégias de promoção da saúde, tem como objetivo principal capacitar os indivíduos para o preparo de alimentos sob o referencial da alimentação saudável, com vistas a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e saúde, além de capacitá-los para a utilização de técnicas culinárias adquiridas na elaboração de receitas para melhoria e geração de renda.

O projeto acontece em 3 eixos:
1. Oficinas culinárias para promoção da alimentação saudável e geração/melhoria de renda para moradores de Manguinhos;
2. Educação continuada para profissionais de saúde e de educação do território para planejamento e execução das ações de promoção da saúde do Programa Saúde na Escola;
3. Formação de profissionais de saúde da atenção básica do Estado do Rio de Janeiro para uso das técnicas e habilidades culinárias para a promoção da alimentação saudável em seus respectivos territórios.

A aproximação da Universidade, especialmente de professores e estudantes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição, com comunidades de elevada vulnerabilidade social, contribui para a democratização dos saberes técnicos-científicos.

Link SIGPROJ Clique aqui
Área Temática Saúde
Programa Articulado conforme Edital Rua Construindo cidades humanas e saudáveis: articulação campo-cidade
Ano de Início 2015