O INJC NO DOMINGO COM CIÊNCIA NA QUINTA

O INJC NO DOMINGO COM CIÊNCIA NA QUINTA

No dia 7 de julho, na Quinta da Boa Vista, foi realizado o evento Domingo com Ciência na Quinta em comemoração ao Dia Nacional da Ciência. Neste marco, instituições de Ensino Superior e de Pesquisa ofereceram ao público presente diversas atividades de divulgação científica e de extensão. A iniciativa foi organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) junto a outras instituições: ADUFF, ADUFRJ, ADUNIRIO, ANPESQ, ASCON, ASDUERJ, ASFOC-SN, FACC, INCT-NIM, INCT-PROPRIETAS.

O INJC, UFRJ participou da jornada por meio do Laboratório de Sustentabilidade na Produção de Refeições (LASUPRE) quem organizou a atividade “Pegada Hídrica das Refeições”. A equipe do LASUPRE foi coordenada pela Profa. Luciléia Colares e integrada pelas bolsistas de iniciação científica e de extensão: Juliana Ribeiro, Maria Emília Gava, Thayná Oliveira, Fernanda Mattos, Mayara Souza e Larissa Farias.

A atividade teve como objetivos:

  • Refletir sobre a escassez de água do planeta e relacionar a problemática com a produção dos alimentos que compõem nossa refeição.
  • Popularizar o termo pegada hídrica.
  • Calcular a pegada hídrica de uma refeição proposta pelos participantes da atividade.
  • Apresentar alternativas para minimizar a pegada hídrica da refeição proposta.

Também se distribuiu material didático e receitas e foram degustadas preparações com baixa pegada hídrica (hambúrguer de lentilha e hambúrguer de grão de bico com abóbora).

Participaram da atividade aproximadamente 100 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças. A mediação proposta pelo LASUPRE, Possibilitou aos  visitantes informações relevantes para o estímulo a uma alimentação saudável e sustentável, além do exercício da cidadania e o cuidado com meio ambiente.

Redação: Luciléia Colares
Fotos: Acervo INJC
Revisão e Edição: Comunicação e mídias. INJC