NOTA À IMPRENSA do  Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani)

NOTA À IMPRENSA do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani)

O Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vem a público assegurar a veracidade e segurança do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). Encomendada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa é feita por meio de visitas domiciliares e conta com mais de 300 pesquisadores em todo o país. O objetivo é investigar o estado nutricional de crianças até 5 anos.

As visitas domiciliares são realizadas por pesquisadores identificados com camisa e crachá contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar quaisquer dúvidas que surjam, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

Atendimento à imprensa

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani)

Beatriz Oliveira – 21 99321-9445

Bel Levy – 21 97240 4488