O adolescente como multiplicador de ações educativas para estilo de vida saudável para seus pares: uma experiência em ambiente escolar

Implantação de programa de intervenção, por pares, para estimular a prática de hábitos alimentares saudáveis, atividade física e redução do sedentarismo, melhor aceitação da imagem corporal e prevenção de comportamentos de risco para transtornos alimentares, problemas estes interelacionados e associados à saúde de adolescentes. Nesta proposta, os pares, ou mutipliocadores, são, concomitantemente, receptores e transmissores de informação, como uma alternativa na abordagem da promoção da saúde com os adolescentes e se sustenta em um processo que ocorre naturalmente, permitindo aos jovens aprender muito uns com os outros. A responsabilidade de transmissão da informação e transformação é compartilhada entre os próprios atores, ao contrário das estratégias, tradicionalmente, aplicadas que se caracterizam por estilo pedagógico vertical, com pouca participação do próprio alvo da intervenção, ou seja, os adolescentes. As ações serão desenvolvido sob a forma de oficinas educativas quinzenais, de 1,5 hora, tendo como eixo principal temas relacionados a estilo de vida saudável, o corpo em movimento e a alimentação saudável, a interpretação de propaganda de alimentos, exposição de filmes, produção de vídeos, oficina de criação dietética, comunicação em Saúde e atividades físicas de acordo com as preferências dos adolescentes, todas planejadas para atender às motivações e expectativas do público alvo. A avaliação será contínua, após cada ação, através de questionários. As escolas foram selecionadas por terem participado de projeto de pesquisa anterior, com perspectivas de minimizar os problemas nutricionais encontrados, cumprindo a missão de aproximação da Universidade à comunidade e de integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Link SIGPROJ Clique aqui
Área Temática Saúde
Programa Articulado conforme Edital Rua Construindo cidades humanas e saudáveis: articulação campo-cidade
Ano de Início 2018