O INJC na 9ª SIAC/UFRJ

Entre os dias 15 a 21 passados, foi realizada a 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, evento que congregou a 40ª Jornada de Iniciação Científica e tecnológica, Artística e Cultural, o 15º Congresso de Extensão da UFRJ, a 10ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ Macaé, a 5ª Jornada de Formação Docente- PIBID/UFRJ e as atividades vinculadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/UFRJ.
A SNCT, que teve em 2018 como tema central “Ciência para a Redução das Desigualdades”, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que recomenda que instituições de ensino e pesquisa, dentre outras, em nível nacional, abram suas portas para apresentação dos trabalhos realizados pelas instituições que aderem à Semana. A SNCT é uma atividade de divulgação científica e de popularização da ciência, aproximando alunos e professores da rede pública e privada de ensino do universo das instituições anfitriãs, despertando interesses e talentos.

Nesta edição da SIAC, a UFRJ ofereceu atividades em todos os seus principais campi e recebeu a visita de alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.

Como todos os anos, o INJC participou ativamente no evento, envolvendo a mais de 180 estudantes (147 graduandos e 42 pós-graduandos). Assim, o INJC foi representado em 32 sessões de extensão, 58 de pesquisa e 22 integradas. Conforme nossos registros internos, no total foram 47 Comunicações Orais, 29 Posters, 7 E-Posters, 2 Oficinas e 1 Exposição e Instalação Artística as atividades realizadas pelo corpo social do INJC no marco da 9ª SIAC. Vários docentes, também participaram na organização, avaliação e coordenação de diversas atividades e sessões.

Comunicações Orais

Oficinas, minicursos e outras atividades

O projeto “Bistrô da ciência:  os mistérios da extração do café”

Durante a 9ª SIAC, no prédio do CT UFRJ, aconteceu a atividade sensorial e de divulgação científica “Bistrô da ciência:  os mistérios da extração do café”. Este projeto se desenvolve no marco do projeto transdisciplinar “EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE: A UFRJ NA SNCT 2018 COMO INSTRUMENTO DA TRANSVERSALIDADE DO CONHECIMENTO E DA INCLUSÃO SOCIAL”, coordenado pela profa. Selene Alves Maia (Instituto de Matemática)  sendo aprovado em edital do CNPQ de popularização da C&T.

Do INJC participaram como coordenador o prof. Renato Monteiro, colaboradores a profa. Adriana Farah e o prof. Breno Cruz e estudantes dos cursos de graduação em gastronomia e graduação em nutrição.

WhatsApp Image 2018-10-19 at 16.27.40

Fotos do Bistrô