Orientação Nutricional da Equipe Pentajovem

O projeto de extensão ‘Orientação Nutricional da Equipe Penta Jovem’ teve início em 2010, a partir do Convênio firmado entre o Instituto de Nutrição Josué de Castro e a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). A CBPM mantém o Projeto social Penta Jovem como estratégia para a difusão do esporte e captação e desenvolvimento de talentos esportivos. O centro de treinamento é instalado em uma área cujo entorno existem comunidades e vilas residenciais, com grande concentração de jovens e adolescentes. Considerando as demandas nutricionais específicas de adolescentes atletas, o presente projeto foi concebido visando proporcionar atividades assistenciais e educativas para o diagnóstico e intervenção nutricional dos adolescentes do Penta Jovem, que são condicionalmente estudantes da rede pública de ensino fundamental I e II e médio. As ações extensionistas do presente projeto são executadas pelo grupo GAIAA, formado por pós-graduandos e graduandos em Nutrição/UFRJ. A partir de auxílios financeiros do Ministério dos Esportes, FAPERJ e CNPq foi desenvolvido modelo de gestão da avaliação e educação nutricional e da alimentação, com integração dos serviços de alimentação coletiva existentes no Centro de Treinamento da CBPM, em Deodoro, Rio de Janeiro, RJ. As ações do GAIAA incluem diagnóstico e orientação nutricional individualizada, oficinas culinárias educativas, palestras, treinamento de manipuladores de alimentos, elaboração de cardápios e novas preparações, proporcionando vivências ricas de cultura e ciência. A abordagem envolve atletas e familiares, o que vem a contribuir expressivamente para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e grande incentivo à prática do esporte.

Link SIGPROJ Click aqui
Área Temática Desporto, Saúde
Programa Articulado conforme Edital Rua Cuidando da vida: metabolismo natural e metabolismo social
Ano de Início 2010