Popularização da ciência em espaços não formais de educação: saúde e qualidade de vida

Este projeto dá continuidade à colaboração que ocorre há vários anos entre diversos Institutos da UFRJ, incluindo o Instituto de Nutrição Josué de Castro, e o Espaço Ciência Viva (ECV). O ECV é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a divulgação científica.

O ECV é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil, fundado na década de 80 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum. Ele funciona recebendo visitantes espontâneos além de alunos e professores do ensino fundamental e médio de diversas escolas do Estado do Rio de Janeiro. O ECV também organiza ações em outros locais públicos durante eventos relacionados à ciência. O objetivo deste projeto é viabilizar a produção de novos conhecimentos a partir da interação entre visitantes do ECV e seus mediadores em módulos temáticos envolvendo saúde e qualidade de vida. Semanalmente estudantes do ensino básico visitam o ECV buscando aprofundar conceitos científicos de forma interdisciplinar, através da interação com o módulo, com os mediadores e com outros visitantes. Durante o projeto serão produzidas também 7-9 grandes mostras científicas mensais aos sábados durante cada ano. Outro objetivo do projeto é usar a experiência na mediação das atividades junto ao público visitante para produzir e difundir nas redes sociais pequenos vídeos visando a divulgação de conhecimentos científicos com potencial para gerar aumento na qualidade de vida e ao mesmo tempo promover as atividades realizadas no ECV para a população.

Link SIGPROJ Click aqui
Área Temática Comunicação, Cultura, Saúde, Educação e Trabalho
Programa Articulado conforme Edital Rua Educação pública, formação permanente e educação popular
Ano de Início 2014