Práticas culinárias e obesidade: Atividades de oficinas na busca pela autonomia, variedade, conhecimento e saúde

Nosso objetivo é unir a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão integrando as áreas da Nutrição e Gastronomia do INJC/UFRJ numa proposta relevante para a saúde pública, por incluir público-alvo com enfermidade de elevada prevalência mundial. A intervenção dietética deve estar associada a qualquer outra forma de ação recomendada para controle da obesidade. Porém, a adesão à dieta é difícil do ponto de vista biológico e social. Este fato é agravado por se tratar de uma doença crônica, que exige mudanças em longo prazo. O desenvolvimento de oficinas com preparações culinárias apetitosas, de baixo custo e fácil preparo poderá auxiliar os indivíduos com obesidade grave a manterem um plano alimentar hipocalórico, que esteja associado ao bem estar emocional e que possa agregar a família. As oficinas culinárias têm o objetivo de sensibilizar e instrumentalizar os participantes a desenvolverem ações de cuidado à saúde e nutrição, tendo como recurso à culinária. Possibilitam desenvolver habilidades culinárias, debater e aprofundar conceitos de promoção da saúde e da alimentação saudável, além de propiciar momentos de troca de experiências e de educação alimentar e nutricional. Esta proposta procura melhorar a qualidade de vida deste grupo, além de promover a capacitação de recursos humanos nas áreas de Nutrição e Gastronomia.

Link SIGPROJ Click aqui
Área Temática Saúde