Projeto Convivium – Ampliando o diálogo entre produtores e consumidores de alimentos

Na atualidade, muito tem se discutido no campo da alimentação sobre a necessidade de promoção de relações mais sustentáveis em toda sua cadeia produtiva. Novas formas de produção e consumo de alimentos tem sido alvo de pesquisa e projetos com o objetivo de gerar maiores benefícios para produtores e uma oferta de alimentos de mais qualidade para os consumidores. Os processos de inovação social no campo da alimentação podem representar alternativas rumo à sustentabilidade em contraposição aos modelos hegemônicos vigentes. É nesse cenário que o projeto de extensão “Convivium – Ampliando o diálogo entre produtores e consumidores” se propõe a atuar. Com o objetivo geral de fortalecer e ampliar o diálogo entre produtores e consumidores tendo a gastronomia como foco, o projeto pretende: 1. Consolidar as possibilidades e modos de atuação profissional do gastrônomo formado pela UFRJ; 2. Contribuir para o fortalecimento da inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado gastronômico; 3. Apoiar a estruturação de grupos comunitários com interesse no desenvolvimento e valorização de sua gastronomia; 4. Qualificar e promover pequenos produtores (rurais e urbanos) para a atuação no campo da gastronomia; e, 5. Promover atividades que estimulem o diálogo entre os atores do campo e da cidade, entre produtores e consumidores.

Link SIGPROJ Clique aqui
Área Temática Cultura
Programa Articulado conforme Edital Rua Construindo cidades humanas e saudáveis: articulação campo-cidade
Ano de Início 2018