Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira

O Projeto “Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira”, visa ser fomentador de estratégias de promoção e valorização da cozinha do Brasil. Neste sentido, o intuito desta proposta é ampliar o acesso e disseminar aspectos culturais, sociais e históricos da gastronomia nacional. Buscaremos propiciar maior conhecimento de ingredientes e pratos característicos brasileiros e agregar informações que possam contribuir na formação do público envolvido. Para isto, propomos a realização de oficinas interativas em escolas visando a troca de saberes tendo a gastronomia nacional como temática. Neste contexto, será incentivado o preparo de alimentos visando uma alimentação saudável e sustentável. O diálogo estabelecido nestes encontros irá nortear a elaboração de vídeos educativos a respeito da utilização de ingredientes regionais e confecção de receitas, além de conter orientações sobre o cálculo dos custos das preparações e de venda de modo que possa estimular o empreendedorismo gastronômico no âmbito da culinária típica brasileira. O projeto pretende criar canais na internet, facebook e youtube, onde esses vídeos e outros materiais didáticos como apostilas de receitas digitais e pesquisas históricas serão compartilhados e a comunidade em geral poderá participar. Portanto, o público alvo do projeto vai além dos escolares envolvidos diretamente nas oficinas, para a população alcançada pela internet. As atividades serão realizadas por docentes e discentes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição. Acreditamos que esta aproximação da Universidade com grupos distintos contribui com a democratização dos saberes e fazeres entre a academia e a sociedade.

Link SIGPROJ Click aqui
Área Temática Cultura, Saúde