I Workshop de Alimentação Coletiva da UFRJ

I Workshop de Alimentação Coletiva da UFRJ

O evento aconteceu no dia 28 de agosto, próximo ao dia do Nutricionista contando com a participação de mais de 100 pessoas entre profissionais e estudantes de áreas da saúde, principalmente nutricionistas. Foi organizado pela Coordenação do Curso de Especialização em Alimentação Coletiva (CEAC) do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC UFRJ)  com o intuito de fomentar o debate sobre questões importantes e atuais acerca dos desafios para a implantação e o gerenciamento de Restaurantes Sustentáveis. Na ocasião também foi lançada a Primeira Edição do CEAC que terá início em outubro de 2019.

A partir das 9 horas os presentes foram recepcionados com um café da manhã e, logo depois, o evento foi iniciado na fala de abertura da profa. Verônica Figueiredo (Vice-Diretora do INJC) quem agradeceu pela ampla participação, estimulou os/as presentes para continuar aperfeiçoando a formação do nutricionista em temas específicos como a Alimentação Coletiva, além de reafirmar o papel fundamental da Universidade pública na capacitação de recursos humanos em diversas áreas da ciência, tecnologia e inovação.

Fala de abertura da Profa. Verônica Figueiredo

De manhã a primeira conferência foi da profa. dra. Luciléia Colares, Coordenadora do CEAC, quem palestrou sobre Sustentabilidade e Alimentação Coletiva, indicando a pertinência do tema na produção de refeições, equipamentos de refeitórios e restaurantes, tipos de refeições, pegada hídrica, pegada de carbono, entre outros assuntos.

Posteriormente, a profa. dra. Thadia Turon, Vice Coordenadora do CEAC, apresentou o Curso de Especialização em Alimentação Coletiva CEAC/UFRJ indicando os objetivos, organização e outras informações relevantes sobre a iniciativa.

Durante a tarde foi o momento da Mesa Redonda Desafios para Restaurantes Sustentáveis. A mesa foi moderada pela profa. Verônica Figueiredo e contou com a participação de reconhecidas palestrantes que abordaram diferentes assuntos sobre o tema central do Workshop.

As Dras. Juliana Alves Meckelburg e Flávia Ramos Guimarães, ENSP/Fiocruz, falaram sobre a Inserção do Nutricionista no Planejamento Físico-funcional de restaurantes Sustentáveis. Assinalaram a importância do trabalho em equipe multiprofissional, a observância da legislação vigente, além da aquisição de equipamentos que causem menor impacto ambiental, como exemplo, o forno combinado, que já tem cálculo de pegada de carbono.

A Dra. Luciana Perdiz, do Hospital Samaritano, palestrou sobre Gastronomia Hospitalar Sustentável. Apontou a relevância da utilização das fichas técnicas de preparo como instrumento de controle de custo e de sustentabilidade dentro do processo produtivo de refeições, visando a minimização de resíduos sólidos, água e energia.

Finalmente a Chef. Tati Lund do Restaurante .ORGBISTRÔ, abordou o tema Ecossistema Comestível – Um novo olhar para a nutrição e a gastronomia. Contextualizou sobre a importância da origem dos alimentos, dos fornecedores, dos sistemas alimentares que causam mais ou menos impactos ao meio ambiente, da organização dos cardápios, da questão social atrelada ao preparo dos cardápios.

Apresentação do Curso de Especialização em Alimentação Coletiva (CELAC) do INJC UFRJ clique aqui!

Saiba mais em: http://injc.ufrj.br/ceac

E-mail: ceac@nutricao.ufrj.br

Redação: Luciléia Colares, Verônica Figueiredo
e Comunicação e Mídias, INJC
Fotos: Acervo INJC
Edição: Comunicação e mídias. INJC