A CRI/INJC busca promover e apoiar ações que desenvolvam a cultura da internacionalização, objetivando o fortalecimento da imagem e a inserção da UFRJ no cenário mundial.
A cooperação entre instituições de diferentes países deve ser um objetivo comum das sociedades científicas mundiais, para promover o processo de integração nos campos científico, econômico, social e cultural, observadas as dimensões da solidariedade e do respeito às especificidades de cada população.
O Instituto de Nutrição Josué de Castro tem se empenhado para que essas relações aumentem a visibilidade internacional dos seus projetos e publicações, alcançando profícuos resultados para seus alunos, funcionários e docentes.
Além de contar com diversos professores engajados na proposta de internacionalização, o INJC conta com a Comissão de Relações Internacionais (CRI) criada em 2019.
Com a missão de atender às demandas de expansão das atividades de internacionalização da UFRJ, foi institucionalizada uma comissão temporária que estruturou o regulamento da CRI-INJC em consonância com a Diretoria de Relações Internacionais da UFRJ, sendo coordenada pelo Professor Fábio Francisco de Araújo e composta pelas docentes Professora Maria Lucia Mendes Lopes, como representante do Departamento de Nutrição Básica e Experimental (DNBE), Professora Maria Beatriz Trindade Castro, como representante do Departamento de Nutrição Social e Aplicada (DNSA), Professora Tatiana El Bacha Porto como representante do Departamento de Nutrição e Dietética (DND) e Tânia Muzy da Silva, como representante do Departamento de Gastronomia.
A atual composição deliberativa da CRI-INJC é constituída por uma coordenadora, uma vice-coordenadora e representantes discentes dos cursos de graduação em Nutrição e Gastronomia e dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, PPGNC (mestrado profissional) e PPGN (mestrado e doutorado acadêmicos). A CRI-INJC também possui uma comissão consultiva que, além dos membros da comissão deliberativa, conta com membros representantes docentes de cada departamento do INJC e dos Programas de Pós-graduação.
Deliberar sobre pedidos de novos convênios e parcerias do INJC com instituições estrangeiras e informar à Câmara de Relações Internacionais do Centro de Ciências da Saúde (CARI/CCS);
Emitir pareceres endereçados à direção e aos proponentes sobre os pedidos já deliberados sobre os novos convênios e as novas parcerias do INJC com instituições estrangeiras;
Emitir pareceres sobre temas diversos relativos ao relacionamento internacional do INJC;
Discutir medidas e providências sobre temas relativos ao relacionamento internacional do INJC;
Propor à CARI/CCS medidas que aperfeiçoem as atividades de cooperação internacional e subsidiá-las no que tange à elaboração e aperfeiçoamento de normas sobre mobilidade internacional e reconhecimento acadêmico, entre outros;
Fomentar a articulação com a coordenação de pós-graduação, de graduação e de extensão, com objetivo de integrar as demandas cujas matérias envolvam a internacionalização;
Estabelecer estratégias e políticas, juntamente com as coordenações de graduação e pós-graduação, para efeitos de acreditação curricular e inclusão de disciplinas cursadas pelos alunos deste Instituto durante a mobilidade internacional.
Coordenadora
Suplente eventual da coordenação
A SGRI divulga novo edital unificado com vagas de intercâmbio que contemplam, inclusive, os estudantes de graduação da UFRJ. Serão 62 vagas distribuídas entre as instituições da Rede UTRECHT e a Universidade Aix-Marseille.
Os estudantes da UFRJ serão pré-classificados e posteriormente nomeados para a concorrer com os estudantes das demais instituições associadas à REARI-RJ.
Inscrições: 05 a 27/02/2024
Para acessar as informações detalhes acesse o link: https://internacional.ufrj.br/2024/02/novo-edital-de-intercambio-reari-utrecht/
Programa Escala Estudantil de Graduação AUGM
A SGRI torna pública a chamada para o programa Escala Estudantil de Graduação – AUGM. São 9 vagas em universidades da Argentina, Paraguai e Uruguai com ajuda de custo.
Os requisitos são:
Inscrições entre 18 a 25/04/2022
Clique aqui para acessar o Edital 267/22
Para mais detalhes acesse o site da DRI-UFRJ DRI – Chamadas (ufrj.br)
Programa Escala Estudantil de Graduação AUGM
A SGRI torna pública a chamada para o programa Escala Estudantil de Graduação – AUGM. São 9 vagas em universidades da Argentina, Paraguai e Uruguai com ajuda de custo.
Os requisitos são:
Inscrições entre 18 a 25/04/2022
Clique aqui para acessar o Edital 267/22
Para mais detalhes acesse o site da DRI-UFRJ DRI – Chamadas (ufrj.br)
PROGRAMA DE MOBILIDADE REGULAR
Superintendência Geral de Relações Internacionais – Gabinete da Reitora da UFRJ, torna pública a seleção de estudantes de graduação ao Programa de Mobilidade Regular (PMR) da UFRJ, para realização de mobilidade acadêmica internacional, durante os meses de janeiro a julho de 2023 e de julho a dezembro de 2023, em Instituição de Ensino Superior estrangeira parceira da UFRJ.
Aberto aos estudantes de graduação regularmente matriculados na UFRJ, excetuando-se alunos do curso de Medicina, que participam de chamada específica, e que tenham integralizado no mínimo 30% e no máximo 80% dos créditos necessários para a conclusão do seu curso, no ato da inscrição.
Para se inscrever também é necessário ter coficiente de Rendimento Acumulado (C.R.A.) igual ou superior a 6.0 (seis), no ato da inscrição, ressalvadas indicações das coordenações acadêmicas dos cursos quando não houver candidaturas com o C.R.A. mínimo – Válido somente para vagas destinadas a cursos específicos;
Clique aqui para se inscrever. PROGRAMA DE MOBILIDADE REGULAR (google.com)
Clique aqui para acessar o Edital.
Clique aqui para acessar o Anexo I – Vagas
Clique aqui para acessar o Anexo II
Clique aqui para acessar o Anexo III – Cronograma
Para mais informações acesse o site da DRI-UFRJ DRI – Chamadas (ufrj.br)
Há oportunidades para discentes e docentes do PPGN/INJC atuarem em universidades parceiras, por períodos que variam entre 30 dias e 6 meses, de acordo com a modalidade de bolsa. Serão concedidas: 1 cota de bolsa para Professor visitante sênior no exterior (3 meses), 2 cotas de bolsas para Doutorado sanduíche no exterior (6 meses) e 1 cota de bolsa para capacitação no exterior, extensiva à docentes e discentes, (30 dias).
Docentes das instituições parceiras também poderão aplicar para bolsa de professor visitante no Brasil (15 dias), visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa e oferta de disciplinas, entre outras atividades.
Essas chamadas são do âmbito do Programa de Internacionalização (PrInt) da CAPES. Para mais informações, o link do PPGN está disponível aqui:
Editais – PPGN – Programa de Pós-graduação em Nutrição – UFRJ
O Ministério de Relações Exteriores disponibilizou contatos de gestores da área de ciência de alimentos e nutrição da Universidade Hebraica de Jerusalém. Os interessados em estabelecer contato/parceria poderão contatar a CRI-INJC para mais informações.
Disponibilizamos o link institucional da Universidade Hebraica de Jerusalém para conhecimento.
האוניברסיטה העברית בירושלים | The Hebrew University of Jerusalem | (huji.ac.il)
Para os certificados em língua estrangeira deve-se observar o que foi solicitado em cada edital ou programa que estiver aplicando. Deixamos aqui listado os principais testes reconhecidos atualmente:
Toefl IBT
Aceito em mais de 160 países como Estados Unidos, Canada, Austrália, Nova Zelandia e Reino Unido. Avalia todas as quatro habilidades acadêmicas em inglês – Reading, Listening, Speaking e Writing.
Pagamento da taxa em dólares americanos.
Pode ser realizado em centros de aplicação e atualmente existe a opção de realizar em casa, desde que tenha os requisitos de equipamentos e ambiente adequados para o teste.
https://www.ets.org/pt/toefl/test-takers/ibt/about
International English Language Testing System (IELTS)
Os diplomas espanhóis do DELE são emitidos pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha.
Eles oferecem exames do nível A1 ao C2 e o candidato pode decidir qual deles gostaria de fazer.
Os candidatos elegíveis recebem então um diploma oficial impresso pela Casa da Moeda espanhola (Real Casa de la Moneda).
Os diplomas DELE são válidos indefinidamente e são reconhecidos internacionalmente.
Para maiores informações sobre o DELE, visite:
O SIELE credencia o domínio da língua espanhola a jovens e adultos que têm o espanhol como língua estrangeira, sendo segunda língua ou língua materna.
A realização das provas e a inscrição são efetuadas por computador e o candidato escolhe a data e hora em que deseja realizar os exames. Os valores da taxa são diferentes de acordo com o exame escolhido e pagos em dólares americanos.
Os resultados serão recebidos num prazo máximo de três semanas e o candidato pode imprimir desde a aplicação informática o seu certificado ou relatório, que tem uma validade de cinco anos.
https://saopaulo.cervantes.es/br/exames_espanhol/info_exames_espanhol.htm
Existem diferentes tipos de certificado para língua francesa.
O TCF (Test de connaissance du français) é uma prova oficial do Ministério da Educação da França. Uma única prova é aplicada, sem distinção de nível, e a partir do resultado obtido classifica o candidato em um dos seis níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). Os resultados do TCF são válidos por dois anos. Existem 6 tipos diferentes de TCF e para estudantes, recomenda-se o TCF Capes:
TCF Capes: É exclusivo para os estudantes universitários regularmente matriculados em universidades brasileiras que desejam prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação. É necessário apresentar um comprovante válido, no ato da inscrição.
https://www.aliancafrancesa.com.br/exames-proficiencia-frances/
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Alunos e professores interessados em realizar intercâmbios em nível de graduação e/ou pós-graduação podem obter mais informações sobre oportunidades entrando em contato com a Coordenação de Relações Internacionais pelo e-mail: cri.injc@nutricao.ufrj.br
Criado em 1946, na antiga Universidade do Brasil, o Instituto de Nutrição Josué de Castro – INJC – passou a integrar a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 1920. A UFRJ, que é, desde então, um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, foi classificada, em 2021, pelo QS World University Rankings na terceira posição de melhor universidade do Brasil e a segunda na América Latina, estando, ainda, situada entre as melhores universidades do mundo.
No INJC, a graduação em Nutrição foi implantada em 1948 e à época esteve entre as primeiras instituições a formar nutricionistas em todo o Brasil. Há pouco mais de dez anos, em 2011, o INJC inaugurou a graduação em Gastronomia, que é o primeiro curso de bacharelado na área, cujo programa passou a ser oferecido numa Instituição de Ensino Superior – IES pública na região sudeste brasileira.
Os dois programas de graduação do INJC contam com profissionais altamente qualificados que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão universitárias tanto em sua sede e unidade principal, o Centro de Ciências da Saúde, situado na Cidade Universitária – Rio de Janeiro, como externamente, através de diversas parcerias com outras instituições de ensino, em diferentes níveis e organizações sociais e entidades de classe. Essas parcerias promovem uma experiência de ensino-aprendizagem do corpo social do INJC e ainda dos seus parceiros marcada pelo rigor científico e o agenciamento crítico, reflexivo e humanístico, conforme requeridos por uma educação que se quer emancipadora e comprometida com as demandas e necessidades sociais.
O INJC é composto por quatro departamentos: 1) Nutrição e Dietética, que compreende quatro setores: Administração de Serviços de Alimentação, Nutrição Convencional, Nutrição Materno-Infantil e Nutrição Clínica; 2) Básico e Nutrição Experimental, dividido em: Ciências Alimentares e Técnicas Dietéticas; 3) Social e Nutrição Aplicada, composto por: Avaliação Nutricional, Nutrição em Saúde Pública e Nutricional Educação [1]; e 4) o departamento de Gastronomia, composto pelos eixos de Gestão, Hospitalidade, Estudos Alimentares e outros temas complementares.
Atualmente o corpo docente do INJC é formado por 69 funcionários que se dividem entre técnicos-administrativos e professores. No curso de Nutrição, 96% dos professores são formados em nutrição. Já no curso de Gastronomia, por sua natureza interdisciplinar, a formação se caracteriza por profissionais gastrônomos, nutricionistas e professores de áreas como Administração, Turismo, Hotelaria, Memória Social, Antropologia e outros.
Outro grande diferencial do INJC são os seus vários laboratórios: Laboratórios de Bromatologia e Composição de Alimentos; de Técnicas dietéticas e culinária; de Tecnologia de Alimentos; de Alimentos Funcionais; de Frutas e Processamento de Vegetais; de Bioquímica Nutricional e Biotério Nutricional; de Química Alimentar e Bioatividade e Café; de Avaliação Nutricional; de Desenvolvimento Alimentar para Fins Especiais e Educacionais; de Centro de Pesquisa e Extensão em Nutrição Clínica; dos Laboratórios de Graduação e Pós-Graduação em Informática; dos Laboratórios de Tecnologia, todos dando suporte instrumental e metodológico ao ensino de graduação e pós-graduação, além de atividades de pesquisa e extensão do INJC.
Ainda, as graduações em Gastronomia e Nutrição contam com o Laboratório de Dietética do Restaurante Universitário Central da UFRJ, voltado para realizar atividades práticas no domínio dos estudos alimentares.
Vale ressaltar que cabe ao INJC a gestão dos do Sistema de Alimentação da UFRJ, a partir do seu restaurante universitário central – RU, que atende aos diversos campi da universidade, garantindo oportunidades de formação integral ao conjunto de estudantes, sobretudo os de baixa renda, desprovidos de recursos. O Sistema de Alimentação que atende a toda a comunidade da UFRJ, se pauta na Política Nacional de Alimentação, porém, a ultrapassa no sentido de que promove um “ambiente de formação qualificada de pessoal como também, espaço de encontros e reflexão sobre questões que envolvam o alimento e o ato de alimentar-se, e aprofunda a consolidação de uma cultura de direitos humanos e de novos espaços de sociabilidade, com sólidos investimentos na dimensão político-cultural, fornecendo subsídios para a produção de análises e a implementação de ações, de maneira que se amplie o conhecimento da instituição universitária e que se estabeleça à difusão do mesmo na comunidade.”[3]
Os cursos que compõem o INJC são voltados para alunos que concluíram o ensino médio no Brasil. No caso, os alunos devem realizar uma prova de admissão, chamada de Sistema Único de Admissão – SiSU, regulada pelo Ministério da Educação – MEC. Os programas de graduação do INJC são concluídos em oito semestres acadêmicos, podendo ser estendidos para doze semestres.
A Nutrição conta com um ciclo básico e um ciclo profissional de cursos, cujo tempo integral é igual à 3.790 horas-aula, distribuídas em 44 cursos ministrados ao longo de oito meses. Destes cursos, cinco são direcionados para os estágios curriculares supervisionados, realizados no último ano.
A graduação em Gastronomia é composta por três eixos de conhecimentos: a Gestão, a Hospitalidade e os Estudos Alimentares e suas Práticas. A grade curricular é composta por atividades teóricas, práticas e complementares, além de estágios supervisionados e os projetos de final de graduação, chamados Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. No total, a carga horária da Gastronomia é de 3.000 horas-aula na forma de créditos, sendo 45% destes de disciplinas teóricas, 35% de práticas e 20% de estágios.
Os programas de Pós-graduação no INJC tiveram início em fins dos anos 1970, oferecendo cursos de especialização. Já em 1985, surgiu o mestrado em Nutrição Humana. Hoje, o INJC é o único instituto no ensino de Nutrição no Brasil que conta com programas de pós graduação Stricto sensu acadêmico e profissional, sendo eles, respectivamente, o Programa de Pós Graduação Nutrição- PPGN , com os cursos de mestrado em Nutrição Humana e doutorado em Ciências Nutricionais, e o Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica – PPGNC, com curso de mestrado profissional. Além desses programas, o INJC oferece seis cursos de especialização e quatro residências multiprofissionais, no âmbito da UFRJ.
O sucesso de gestão, coordenação e entrosamento entre docentes e discentes resultam em fontes de recursos financeiros que auxiliam o desenvolvimento de projetos tanto interdisciplinares como intra e interinstitucionais, apoiando a produção de pesquisas de qualidade. Com a missão de formar mestres e doutores com pensamento crítico e reflexivo para atuarem nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, esses programas são também articulados ao ensino de graduação e a extensão universitária, potencializando a formação qualificada nos campos da Alimentação e Nutrição.
O INJC também oferece cursos lato sensu, em consonância com as normas estabelecidas pela UFRJ para o ensino de graduados [4]. Esses cursos são custeados pelos próprios alunos, de modo a gerar recursos comprometidos com a continuidade de sua oferta, bem como a sua expansão. Os cursos ofertados são:
Por fim, está em fase de tramitação institucional o processo de criação do curso de Especialização em Bebidas e Gastronomia, a primeira iniciativa em nível de pós-graduação na UFRJ na área de Gastronomia.
Quanto aos programas de residências multiprofissionais, cooperando com unidades hospitalares da UFRJ e outras nas áreas da saúde e ciências humanas, o INJC oferece:
A especificidade e variedade de programas de pós-graduação lato sensu possibilitam trocas entre os diversos campos de prática e ensino com a pesquisa de modo que não é raro que alunos venham a ingressar na pós-graduação stricto sensu, isto é, os Programas de mestrado e doutorado. Também as monografias de conclusão de curso e as práticas extensionistas se tornam investigações mais densas e que caminham para o aprofundamento nos programas stricto sensu. Nossos docentes, que participam dos cursos de graduação e da pós, também trazem experiências de instituições brasileiras e internacionais. Por tudo isso, esperamos consolidar com novos integrantes e culturas a identidade e a visão humanista, abrangente e responsável do INJC na garantia de um futuro rumo à equidade biosocioambiental cada vez mais abrangente.
Entre as parcerias internas à UFRJ, o curso de graduação em Gastronomia tem o apoio de departamentos e institutos tais como a Escola de Belas Artes, o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, o Instituto Coppead de Administração, a Faculdade de Direito e de História. Esses institutos são responsáveis por oferecerem disciplinas da grade curricular em Gastronomia, possibilitando trocas de saberes multidisciplinares e multiprofissionais, além do contato dos alunos com centros altamente qualificados, que contam com o estado da arte de conhecimentos nas áreas citadas.[1]
Também a graduação em Nutrição mantém parcerias dentro da UFRJ, que se iniciam no ciclo básico de ensino com o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, o Instituto de Biologia, o Instituto de Ciências Biomédicas, o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, a Faculdade de Medicina, dentre outras importantes áreas de conhecimentos na UFRJ, tais como o Instituto de Economia, de Psicologia e de Filosofia e Ciências Sociais e as Escolas de Comunicação de Serviço Social.
No âmbito externo, os dois cursos promovem ações de extensão com comunidades externas, totalizando em 2021 mais de 30 projetos coordenados por professores, junto aos alunos e o corpo de técnicos da UFRJ – sendo importante destacar que as práticas extensionistas permitem a participação de alunos matriculados na UFRJ provenientes de qualquer de suas áreas de formação o que potencializa uma experiência riquíssima de trocas, pesquisas e ações com parcerias nas comunidades externas à universidade. Ações voltadas para os campos de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Trabalho, Tecnologia e Comunicação são desenvolvidas pelos membros das ações extensionistas, muitos que desenvolvem eventos de divulgação científicas, produção escrita, publicações, dentre outras atividades reconhecidas no âmbito acadêmico nacional e internacional.[2]
CRI – Comissão de Relações Internacionais do INJC
[1] SANTIAGO, Ceci Figueiredo de Moura et al. Trajetória dos cursos de graduação do Instituto de Nutrição Josué de Castro: 75 anos de história. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S.l.], v. 16, p. e61215, set. 2021. ISSN 2238-913X. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/61215>. Acesso em: 22 dez. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61215
[2] DA SILVA, Thadia Turon Costa et al. A Extensão Universitária no Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S.l.], v. 16, p. e61181, set. 2021. ISSN 2238-913X. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/61181>. Acesso em: 22 dez. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61181.
[3] Sistema de Alimentação da UFRJ. Disponível em: < https://ru.ufrj.br/index.php/2014-07-24-00-51-12 >. Acesso em dez, 2021.
[4] PEREIRA, Rosângela Alves et al. Trajetória, avanços e perspectivas da pós-graduação no Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S.l.], v. 16, p. e61187, set. 2021. ISSN 2238-913X. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/61187>. Acesso em: 22 dez. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61187.
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