O INJC desenvolve diversos projetos de extensão em diversos temas, espaços e tipo de ações. Desta maneira institucionalmente se mantém a política apoiada pela UFRJ que entende a extensão universitária como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

Listamos os projetos atualmente vigentes desenvolvidos pelo INJC em parceria com diferentes instituições:

Cursos

Curso de Capacitação e Padronização em Antropometria Nutricional

Para a obtenção de medidas antropométricas e, consequentemente, diagnóstico nutricional fidedigno é fundamental a capacitação permanente e treinamento periódicos dos profissionais envolvidos no desenvolvimento destas atividades. A capacitação e padronização em antropometria nutricional pode melhorar a qualidade da obtenção das medidas antropométricas, proporcionando resultados mais fidedignos e intervenções adequadas em saúde, alimentação e nutrição.

Curso de Educação Alimentar e Nutricional para Equipamentos Sociais

A promoção de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) são metas de ações de Educação Alimentar e Nutricional em equipamentos sociais de alimentação.

III curso sobre promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável destinado a trabalhadores de limpeza urbana do município do Rio de Janeiro

Este curso visa contribuir com a adoção de práticas de trabalhadores e trabalhadoras em torno do preparo e consumo da alimentação, visando favorecer escolhas saudáveis para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos sujeitos do espaço escolar.

Cunhã: Gastronomia, Alimentação e Feminismo

A ação de extensão consiste na oferta de um curso na modalidade a distância abordando a temática do feminismo, em uma epistemologia interseccional, e sua relação com a alimentação e a gastronomia.

Projetos

A Experiência do Mercado Vivo na promoção de insegurança alimentar

O projeto tem como objetivo realizar atividades que visam empoderar moradores usuários no Centro Municipal de Saúde (CMS) Madre Tereza de Calcutá, na Ilha do Governador, para a redução da insegurança alimentar.

Biodiversidade, Cultura Alimentar e Gastronomia: degustando novos saberes

O enfrentamento da insegurança alimentar impõe uma abordagem integrada de programas que incidam sobre seus múltiplos determinantes, sendo essencial articular a dimensão alimentar (produção, comercialização e consumo) e a dimensão nutricional (utilização biológica do alimento e sua relação com a saúde).

Popularização da ciência em espaços não formais de educação: saúde e qualidade de vida

Este projeto dá continuidade à colaboração que ocorre há vários anos entre diversos Institutos da UFRJ, incluindo o Instituto de Nutrição Josué de Castro, e o Espaço Ciência Viva (ECV). O ECV é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a divulgação científica.

Estratégias de promoção da alimentação adequada e sustentável entre adultos e idosos com doenças do fígado e seus familiares: atividades de desenvolvimento, autonomia e educação

O projeto visa promover a prática da alimentação saudável e direcionada para o indivíduo com doença hepática por meio da capacitação e assessoramento do indivíduo e seus familiares.

Direito humano à alimentação adequada para populações invisibilizadas: uma realidade dos Gramachinhos

Esta ação de extensão atua em parceria com a Associação Projeto Gramachinhos, que é um projeto social para famílias, especialmente para o público infantojuvenil, em situação de extrema pobreza, residentes de Jardim Gramacho. Este público é acompanhado semanalmente, em diversas demandas socioeducativas.

Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira

O Projeto “Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira”, visa ser fomentador de estratégias de promoção e valorização da cozinha do Brasil. Neste sentido, o intuito desta proposta é ampliar o acesso e disseminar aspectos culturais, sociais e históricos da gastronomia nacional.

Práticas culinárias e obesidade: Atividades de oficinas na busca pela autonomia, variedade, conhecimento e saúde

Nosso objetivo é unir a tríade Ensino-Pesquisa-Extensão integrando as áreas da Nutrição e Gastronomia do INJC/UFRJ numa proposta relevante para a saúde pública, por incluir público-alvo com enfermidade de elevada prevalência mundial.

Pirapoca: o milho e a memória indígena na cultura alimentar brasileira

Originário das Américas, o milho foi cultivado pelos povos indígenas brasileiros, que o utilizavam, além da alimentação, para rituais e como adornos. Essas práticas, entretanto, são pouco conhecidas. Também o são as suas formas de transmissão e o próprio milho indígena com imensa diversidade.

Criança verde é legal: direito, saúde, nutrição e sustentabilidade!

Deficiências nutricionais e insegurança alimentar e nutricional continuam a ter um impacto prejudicial nos países de baixa e média renda, com custos significativos em morbidade, mortalidade e produtividade. O direito humano a alimentação adequada é a fonte primária dos nutrientes necessários para sustentar a vida, e o alimento é o componente essencial que liga a […]

Memorial Professor Josué de Castro- preservando a memória e patrimônio histórico do INJC

O projeto faz parte de linha de trabalho em memória institucional e objetiva a valorização, preservação e divulgação da memória do INJC, da vida e obra de seu patrono, da profissão de nutricionista e da trajetória e missões da instituição na academia e para a sociedade.

Gastronomia na Promoção da Saúde

O projeto de extensão “Gastronomia na Promoção da Saúde” visa integrar os princípios da gastronomia e da nutrição em ações educativas para a promoção de práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e prazerosas.

Orientação Nutricional da Equipe Pentajovem

O projeto de extensão ‘Orientação Nutricional da Equipe Penta Jovem’ teve início em 2010, a partir do Convênio firmado entre o Instituto de Nutrição Josué de Castro e a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). A CBPM mantém o Projeto social Penta Jovem como estratégia para a difusão do esporte e captação e desenvolvimento de […]

Laboratório Culinário de Manguinhos: Um Espaço de Promoção da Saúde

O Laboratório Culinário de Manguinhos (LCM) tem por objetivo desenvolver oficinas culinárias com a comunidade do território, por meio de atividades teórico-práticas, realizadas por docentes e discentes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição do INJC/UFRJ e pelas instituições parceiras. 

Experiência de integração Universidade e agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro

O projeto visa promover a alimentação saudável, respeito ao meio ambiente e geração de renda por meio de capacitação e assessoramento dos agricultores familiares.

Estratégias para promoção da alimentação saudável no grupo materno-infantil

O presente projeto de extensão tem como principal foco a promoção de práticas alimentares saudáveis em indivíduos do grupo materno-infantil com necessidades nutricionais especiais (diabetes, hipertensão, obesidade, déficit de deglutição, etc.), e suas famílias.

Promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável destinada para coletividades: desenvolvimento de ferramentas e ações educativas

O presente projeto tem o propósito de desenvolver ferramentas de qualidade nutricional, higiênico-sanitária e de sustentabilidade para promoção de alimentação adequada, saudável e sustentável para coletividades urbanas ou rurais,

Projeto Convivium – Ampliando o diálogo entre produtores e consumidores de alimentos

Na atualidade, muito tem se discutido no campo da alimentação sobre a necessidade de promoção de relações mais sustentáveis em toda sua cadeia produtiva.

Ações de Alimentação e Nutrição no Programa Academia Carioca da Saúde

Objetivo: promover ações de alimentação saudável e promoção da saúde entre os atores sociais da comunidade por meio do Programa Academia Carioca (Pacas) da área programática 1.0.

Eventos

Semana Acadêmica de Gastronomia

A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio do curso de Gastronomia, realizará a Semana Acadêmica da Gastronomia. O evento ocorrerá sempre na terceira semana de Setembro no Bloco N do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

Encontro Sabores e Saberes

Regularmente, desde o ano de 2009, o Instituto de Nutrição Josué de Castro/INJC da UFRJ em parceria com a Agência UFRJ de Inovação e o Sistema de Alimentação da UFRJ, oferecem o evento Encontro Sabores e Saberes, como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização para Agricultura e Alimentação das Nações […]

Promoção da alimentação saudável na 36ª edição do INTERSAM

O INTERSAM, 36ª edição, é um evento que reúne alunos, ex-alunos, famílias e funcionários das quatro unidades do Colégio Santa Mônica (CSM) em um dia de práticas esportivas, culturais e educacionais.