ACESSIBILIDADE NO INJC

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (LBI, Art. 2º)

A fim de dar efetividade aos direitos garantidos aos seus estudantes com deficiência, a UFRJ tem o dever de prover meios de acesso à educação capazes de criar condição para que as pessoas, independentes das suas especificidades, possam se inserir no sistema de ensino. Para tanto, é preciso preparar o ambiente para recebê-las, o que pode ser feito em conjunto com o seu corpo social.

 

O QUE É A DIRETORIA DE ACESSIBILIDADE – DIRAC?

A Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), vinculada ao Gabinete da Reitora, trabalha coletando dados relativos à acessibilidade na UFRJ, identificando demandas e necessidades, mantendo interlocução com as diversas instâncias dentro e fora da universidade, sugerindo e propondo aquisição e adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos adaptados, apoiando execução de eventos, campanhas e ações para a garantia da cidadania.

Tendo como maior meta organizar a construção da política de acessibilidade da UFRJ e sua missão cotidiana é orientar as unidades da UFRJ a promoverem a acessibilidade e a consequente inclusão de todas as pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação da UFRJ.

 

CONTATO
Dirac: Divisão de Orientação e Suporte
Telefone: (21) 3938-3362
Email: dirac@sgaada.ufrj.br

 

VOCÊ SABIA QUE O ALUNO DA UFRJ COM DEFICIÊNCIA TEM DIREITO AO ACOMPANHAMENTO DE UM ESTUDANTE MONITOR EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO (EMAI)?

Atribuição do Estudante Monitor em Acessibilidade e Inclusão (EMAI): Contribui na efetividade dos direitos garantidos aos estudantes cujas condições específicas demandem acompanhamento nas atividades acadêmicas, nas atividades de pesquisas e na interação com docentes, discentes e demais membros da comunidade acadêmica. Além disso, oportuniza obter um diferencial na formação profissional com ênfase na inclusão social, no convívio com a diversidade humana, na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e da cidadania, possibilitando sensibilizar, atualizar, qualificar e, romper barreiras atitudinais, pedagógicas, de comunicação, dentre outras. O Estudante Monitor em Acessibilidade e Inclusão (EMAI) pode atuar tanto presencialmente quanto remotamente, em função das diferentes necessidades educacionais.
 
Para mais informações sobre o Projeto Estudante Monitor em Acessibilidade e Inclusão (EMAI), acesse: https://acessibilidade.ufrj.br

 

VOCÊ SABIA QUE O INJC POSSUI UMA REPRESENTAÇÃO DE ACESSIBILIDADE?

Caso necessite de orientações e esclarecimentos em relação aos alunos com deficiência, entre em contato com as representantes do INJC:

Profa.: Aline Ferreira

Curso de Nutrição

Email: alineaf@nutricao.ufrj.br

 

Profa. Joyce Cafiero

Curso de Gastronomia

Email: joycecafiero@nutricao.ufrj.br