Aula de boas vindas para novas turmas de Nutrição e Gastronomia 2022-1

Na sexta-feira, 29 de abril, no Auditório do Quinhentão o INJC realizou a aula de boas-vindas as novas turmas de estudantes 2022. Foi uma jornada que deu início ao ciclo universitário de muitas e muitos jovens que escolheram a Nutrição e a Gastronomia como suas áreas de formação profissional.

Esta aula inaugural foi especial porque significou o reencontro presencial de todo o corpo social do INJC após dois anos de pandemia. Durante a aula estiveram presentes calouros e estudantes de ambos dos cursos, professores, diretores, coordenadores e outros agentes do corpo social do INJC. O auditório era uma bonita amostra da diversidade de sujeitos que hoje em dia ingressam e formam parte da UFRJ, uma das instituições de ensino superior de maior prestígio no Brasil e na América Latina.

Profa. Avany Fernandes

A diretora do INJC, profa.  Avany Fernandes, iniciou a aula manifestando sua alegria e gratidão de estar recebendo as novas turmas do Instituto. Suas palavras recuperaram a importância da universidade como instituição pública, com destaque para a comemoração dos 75 anos do INJC em 2021. Avany salientou que, mesmo à distância, o instituto resolveu celebrar e relembrar a importância do professor Josué de Castro, que é uma figura ilustre na ciência e um homem que esteve à frente de seu tempo. A professora encerrou sua fala lembrando da importância de defender a universidade pública e de qualidade, afirmando que “educação é liberdade e ciência é desenvolvimento” e que diante dos ataques que a universidade recebe, a posição do INJC não é de revolta, mas de mostrar o trabalho que os e as profissionais sabem fazer melhor, ou seja, produzir conhecimento e contribuir para um melhor viver da humanidade.

Posteriormente, a professora Verônica Oliveira Figueiredo, vicediretora do INJC, manifestou suas boas-vindas às turmas. Ela salientou que nesse retorno “a gente pula da tela e vem para o mundo real” ratificando como os e as estudantes são o motivo da existência da Universidade.

Palestra "De Volta ao Presencial"

Em seguida, foi apresentado o professor Roberto Medronho – coordenador de pesquisas relacionadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19 quem ministrou a palestra “De Volta ao Presencial”. O professor salientou que a missão da universidade é formar cidadãos que vão lutar para melhorar “esse mundo tão cruel e desigual” e que o compromisso ético e moral da universidade é de devolver para a sociedade aquilo que ela investiu nos estudantes. Logo, o professor falou da importância do investimento estatal na ciência e nas universidades públicas no combate à pandemia do COVID-19. O professor encerrou sua fala salientado que “mais do que acreditar na ciência devemos confiar nela como uma ferramenta fundamental para melhorar a vida de todas as pessoas”.

Prof. Roberto Medronho

Apresentação da Secretaria Acadêmica do INJC

Seguidamente, a professora Aline Mello, Coordenadora do Curso de Graduação em Nutricão, junto à professora Ceci Santiago, Coordenadora do curso de Graduação em Gastronomia, fizeram a apresentação dos respectivas ofertas formativas.

IMG_1904
Secretaria Acadêmica do INJC

Extensão, Pós-graduação e Internacionalização

Logo, a professora Letícia Tavares, Coordenadora de extensão do INJC, salientou que o principal objetivo da extensão é promover a interação entre a universidade e a sociedade, sempre articulado com o ensino e pesquisa.

A seguir, a professora Mariana Monteiro, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN) falou sobre pesquisa universitária e dos cursos de mestrado e doutorado que o INJC oferece.

Finalmente, a professora Ana Paola Pierucci, apresentou a Comissão de Relaçãoes Internacionais do INJC.

Profas. Anna Paola Pierucci, Mariana Monteiro e Letícia Tavares

Na parte final da aula, foi realizada a apresentação da Cibus que é uma Empresa Jr. dos cursos de Gastronomia e Nutrição, junto com o Centro Acadêmico do INJC. A tarde foi encerrada com um sorteio de livros para os estudantes junto com a já tradicional foto coletiva de todo o corpo social do Instituto.

IMG_2040(1)
Corpo Social do INJC junto aos calouros

Assista a aula de boas-vindas na íntegra

Redação: Leandro César Juárez e