Inscrições abertas para o projeto Origem UFRJ

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o projeto Origem UFRJ. Liderado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) e apoiado pelo Parque Tecnológico da UFRJ, o projeto busca capacitar empreendedores do ramo da alimentação sustentável e certificá-los com o Selo SOU (Sustentabilidade Origem UFRJ).

Coordenado por Ivan Burstzyn, professor do INJC e professor colaborador do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, o projeto visa incentivar e promover atitudes que garantam a sustentabilidade e a qualidade de produtos de origens animal e vegetal, assim como dos seus respectivos, e específicos, processos de produção, além de apoiar o empreendedorismo e a inovação no ambiente universitário

Ao longo do processo de certificação serão promovidos alimentos e bebidas feitos de forma artesanal, cujos negócios estejam comprometidos em (re)organizar as suas produções articulando seis dimensões distintas e complementares: origem (aquisição dos insumos); produção (gestão do estoque e da produção); oferta (comunicação e comercialização); respeito (boas práticas nas relações); afeto (sociabilidades e significados) e diversidade (representatividade e inserção produtiva)

Serão selecionados até 25 empreendedores da área de alimentos e bebidas artesanais. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFRJ, além de egressos dos cursos de graduação em Gastronomia e Nutrição do INJC. Os empreendedores selecionados participarão de um processo formativo com o intuito de estimulá-los a identificar em cada etapa da produção oportunidades para inovar no sentido da sustentabilidade.

Também participam do projeto a professora Rita Afonso, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e colaboradora do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, além das alunas Carolina Soares e Larissa Farias, do PEP.

Saiba mais sobre o projeto, acesse o edital e se inscreva em: https://origem.gastronomia.ufrj.br/