Lançamento do livro: “Nutrição Clínica Aplicada a Pediatria”

No último dia 5 de maio, foi lançado no Rio de Janeiro o livro Nutrição Clínica Aplicada a Pediatria, organizado pelas professoras Patrícia de Carvalho Padilha e Elizabeth Accioly, do Departamento de Nutrição e Dietética do INJC.

A cerimônia foi realizada nas dependências da Casa da Ciência da UFRJ e contou com a presença de autoridades e representantes institucionais, colaboradores da obra, docentes e alunos do INJC, amigos e familiares das organizadoras/autoras.

Ao fazer uso da palavra, professora Patrícia Padilha descreveu sua trajetória acadêmica como aluna de graduação e pós-graduação do INJC, como nutricionista do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, até chegar à condição de docente em sua instituição de formação. Relatou a experiência na produção do livro que contou com a participação de colaboradores de diversas instituições de ensino e assistenciais e agradeceu à sua família, presente à cerimônia, pelo apoio e suporte para que chegasse até o atual momento.

A professora Elizabeth Accioly, reiterou os agradecimentos à Casa da Ciência, que esteve representada na cerimônia pelo diretor administrativo Sr Murilo Quintão e seu corpo social, pela oportunidade de realizar o lançamento em ambiente da UFRJ, destacando o papel dessa instituição como espaço de popularização da ciência e da cultura para a sociedade carioca e brasileira. Estendeu os agradecimentos aos colaboradores, à editora Rubio, responsável pela produção editorial do livro e um especial agradecimento à professora Patrícia pelo convite para integrar a equipe organizadora da obra. Destacou, também, o simbolismo do livro físico, na era digital e produzido durante a crise sanitária e econômica decorrente da pandemia da COVID 19 e seu valor, especialmente, para os profissionais atuantes na prática da assistência nutricional pediátrica e para os estudantes dos cursos de Nutrição.

Ambas organizadoras dedicaram o livro às crianças brasileiras, objeto de trabalho e de estudo de suas trajetórias profissionais e acadêmicas.

A palavra foi facultada aos presentes e a diretora do INJC, profa Avany Fernandes, saudou a audiência à cerimônia, felicitou as organizadoras/autoras e colaboradores pela obra e exaltou a participação das alunas do curso de graduação em Nutrição do INJC, que recepcionaram os convidados e conduziram os trabalhos.

Após o encerramento do evento, o cerimonial convidou os presentes no auditório para sessão de autógrafos pelas autoras, que ocorreu nas dependências ao ar livre da Casa da Ciência.

Acesse aqui para visualizar a galeria fotográfica da cerimônia: