No dia 05 de setembro de 1908, nascia na cidade do Recife, o filho único do casal Manuel Apolônio de Castro e de Josepha Carneiro de Castro, batizado como Josué Apolônio de Castro. O menino Josué viveu sua infância nas proximidades dos mocambos e dos manguezais da cidade sobre os quais declarou, certa vez, ter sido a universidade onde descobriu a fome, objeto de estudo ao qual dedicou grande parte de sua vida. Josué trouxe o debate da fome para o meio acadêmico e a denunciou como um flagelo da humanidade causado pelo homem contra seu próprio semelhante, já que não se constituía um fenômeno natural e, sim, consequência de escolhas políticas adotadas ou impostas às nações afetadas pelo problema. Josué faleceu no exílio, em Paris, França, no dia 24, no mesmo mês de seu nascimento, aos 65 anos, em 1973. O ano de 2023 marca o cinquentenário de morte do patrono de nossa instituição e o corpo social do INJC exalta a memória de Josué de Castro como um combatente que denunciou a fome e lutou em favor da paz, da igualdade social e do direito humano à alimentação. Mesmo ausente entre nós, Josué de Castro vive em nossas mentes e corações!

imagem cedida pelo projeto Memorial Josué de Castro