No dia 18/09/23, no turno da tarde, no auditório Almir Fraga Valladares, foi realizada a abertura da Semana Científica do INJC que reuniu nos dias 19 a 22/09/2023 os eventos institucionais Semana Acadêmica da Gastronomia, Encontro Sabores e Saberes, ambos cadastrados como ações de Extensão e a comemoração do jubileu de estanho do Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica. Estiveram à mesa a Superintendente Acadêmica de Pós-graduação/PR2, Profª. Fernanda Carvalho de Queiroz Mello; a Superintendente de Integração e Articulação da Extensão/PR5, Sra Bárbara Tavela; a Vice-decana do Centro de Ciências da Saúde, Prof.ª Russolina Zingali; a Diretora do INJC Prof.ª Avany Fernandes que abriu os trabalhos da tarde; a Prof.ª Ceci Santiago, coordenadora da Semana Acadêmica da Gastronomia e a Prof.ª Elizabeth Accioly, coordenadora do XV Encontro Sabores e Saberes. Após a abertura, foi realizado painel em homenagem ao patrono e 1º diretor do INJC, o professor Josué de Castro, intitulado “Tributo- 50 anos sem Josué de Castro”, pela passagem do cinqüentenário de falecimento do homenageado. O painel contou com a participação de 4 convidados: o Dr José Graziano da Silva, do Instituto Fome Zero, no modo remoto;  a Profa. Gislene Santos do Departamento de Geografia da UFRJ; a Dra. Andrea Queiroz, diretora da Divisão de Memória Institucional do SIBI/UFRJ e o Sr Josué Fernando de Castro, filho primogênito do Prof. Josué de Castro. 

Durante o painel, foi realizado o lançamento da exposição virtual e do catálogo “Josué de Castro e seu legado”, produzido pela equipe da Divisão de Memória Institucional do SIBI/UFRJ. 

O evento foi marcado pelo relato das contribuições de Josué de Castro à ciência e à humanidade e pela emoção diante da breve narrativa sobre a vida pessoal de Josué de Castro, por seu filho, representando a família.

A gravação do evento está disponível no canal da YouTube do INJC: https://youtube.com/live/D_3LAtWqAWo

A exposição virtual e o catálogo, podem ser acessados pelo QR code das imagens, na sequência.